Premiados destaques em educação e cultura

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2007 18h55, última modificação 18/06/2021 09h38
Destaques em ações educativas e produção literária que colaboram para o desenvolvimento socioeconômico da cidade foram premiados pela Câmara de Curitiba, na noite desta quarta-feira (5). Em solenidade especial, foram concedidos o prêmio Professor João Crisóstomo Arns e Medalha de Mérito Fernando Amaro, propostos pela Comissão de Educação e Cultura da Casa.
A concorrida cerimônia, no plenário do Palácio Rio Branco, foi conduzida pelo presidente, João Cláudio Derosso (PSDB). Entre as autoridades presentes, estiveram o secretário do Governo, Rui Hara; a secretária de Educação, Eleonora Fruet; a presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Chloris Casagrande Justen, e o presidente do Grupo Educacional Uninter, Wilson Picler.
Educadores e autores
Eleonora Fruet foi uma das agraciadas com a comenda educacional pelo presidente, João Cláudio Derosso. Ela foi co-autora do livro “Projetos Empresariais e Públicos”. Teve destacada atuação no Conselho Regional de Economia, foi secretária de Estado do Planejamento e, hoje, comanda a pasta da Educação em Curitiba.
A escritora Eni Gonçalves também fez parte dos escolhidos para o prêmio, pela vereadora Nely Almeida (PSDB), como “uma das mais brilhantes autoras da cidade”. Outro agraciado foi o professor Renato Ribas Vaz, que atua no segmento da educação há mais de 40 anos e cuja referência pedagógica “é um ícone em atividades educacionais”, segundo o vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do governo municipal, que o indicou.
O ex-deputado estadual e federal Léo de Almeida Neves, autor de diversas obras, foi indicado pelo vereador Paulo Salamuni (PV).
Modelos
Um dos grandes objetivos da Câmara de Curitiba com a premiação é, segundo o orador, vereador Zé Maria (PPS), incentivar modelos de educação e cultura que possam transmitir “valores aos nossos jovens”. “Autoridade é aquele que educa, que se preocupa com a base de um País forte”, ressaltou o parlamentar, saudando todos os indicados para ambas homenagens.
Para o mestre em administração José Antonio Soares, indicado pelo primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), os que receberam as premiações “são pessoas felizes por terem o poder transformador, por serem difusores da ciência, da beleza e da técnica. Só a educação é a arma essencial de realização humana que movimenta povos e faz crescer nações, revelando, ainda, a riqueza espiritual de cada um”.