Pregão da Câmara para compra de licenças Microsoft será no dia 10

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 03/10/2024 11h25, última modificação 03/10/2024 13h04
Câmara de Curitiba fará registro de preço para aquisição de 450 licenças de produtos Microsoft.
Pregão da Câmara para compra de licenças Microsoft será no dia 10

Aquisição de licenças Windows é para registro de preço, com fornecimento sob demanda. (Foto: Arquivo/CMC)

As empresas interessadas em vender licenças de produtos Microsoft para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na modalidade registro de preço (sob demanda), poderão disputar o pregão eletrônico 17/2024. A licitação será realizada pelo Legislativo no dia 10 de outubro, pelo Portal de Compras do Governo Federal. A documentação exigida das concorrentes já pode ser consultada e pedidos de esclarecimentos ou impugnação devem ser feitos pelo e-mail fornecido no edital.

“O ambiente computacional das estações de trabalho da Câmara de Curitiba, seguindo políticas de segurança da informação institucionais, é baseado em sistemas operacionais Linux. Porém, parte do software utilizado pelos servidores nas rotinas é incompatível com o Linux, porque foi desenvolvido para o Windows”, explica a justificativa do pregão 17/2024, no Estudo Técnico Preliminar (ETP).

“O Sistema de Gestão Pública do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), aderido por exigência do Decreto Federal 10.540/2020, não é funcional para usuários do Linux ou estável em versões mais recentes do Windows. Também foi constatado que os gabinetes parlamentares e a Diretoria de Comunicação Social fazem uso de programas de computador que só estão disponíveis para o Windows, como o pacote Adobe. Fica evidente a necessidade da aquisição de licenças que viabilizem a interoperabilidade entre Linux e Windows, para a continuidade do trabalho”, continua o ETP.

No Termo de Referência do pregão 17/2024, a CMC explica que “há instalada atualmente uma infraestrutura de desktops virtuais, em uso por setores como Contabilidade, Projuris e RH, para acesso aos sistemas Sistema de Gestão Pública, Projudi e Tribunais”. “Para completar a solução empregada para atendimento às soluções baseadas em Windows, são necessárias licenças do tipo RDS Cal, para que os usuários de toda a Câmara possam acessá-las a partir de suas estações de trabalho”, diz o documento.

“Para que seja possível a utilização dos recursos de servidores Microsoft Windows por usuários e suas estações de trabalho, o processo de licenciamento da Microsoft exige que além de licenças dos sistemas operacionais clientes e dos sistemas operacionais dos servidores, os usuários de recursos Microsoft possuam também uma quantidade de licenças do tipo CAL (Client Access Licenses). Essas licenças viabilizam o acesso dos computadores clientes aos recursos disponibilizados pelos computadores servidores”, diz o Termo de Referência.

É por isso que a aquisição de licenças prevê a aquisição de até 150 licenças Microsoft Windows 11 PRO Legalization Get Genuine, 150 Microsoft Windows Server 2022 - User CAL e 150 Microsoft Windows Server 2022 Remote Desktop Services CAL - User CAL. Para atender às exigências da legislação, o pregão está dividido em quatro lotes, com preço máximo, para a totalidade dos itens, fixado em R$ 481 mil. Vencerá a empresa que apresentar a menor proposta, sabendo que as licenças serão adquiridas conforme a necessidade da CMC.

Em maio de 2015, a Câmara de Curitiba ampliou a publicidade dada às licitações realizadas pelo Legislativo, fazendo mais do que é exigido pela legislação federal, ao divulgar notícias institucionais com o teor dos certames, para ampliar a concorrência e o controle social. Essa boa prática foi incluída na Instrução Normativa 2/2023, que rege os procedimentos licitatórios do Legislativo, prevendo a divulgação deles pela Diretoria de Comunicação Social.

Confira a documentação necessária para participar do pregão 17/2024

Para acessar as informações completas, localize o atalho para o Portal da Transparência na parte superior da capa do site da CMC ou clique aqui. Consulte abaixo os links diretos para os documentos deste certame: