Prefeitura regulamenta lei após cobrança de vereador
Após reivindicação do vereador Professor Galdino (PSDB), pela fiscalização e regulamentação da lei 6.273/1981, a prefeitura de Curitiba assinou decreto que determina a vistoria por fiscais de urbanismo em novas edificações, levando em consideração o cumprimento da norma que exige 5% das vagas em estacionamentos para bicicletas e motocicletas em edifícios.
Em fevereiro de 2013, Galdino se reuniu com o secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, cobrando uma definição sobre o assunto. “A equipe da Secretaria se comprometeu em acompanhar e agilizar esse processo, pois uma lei que existe há 30 anos não pode ser esquecida. E agora podemos ver o resultado positivo para a população”, comentou o vereador.
Benefícios da bicicleta
Professor Galdino defende que utilizar a bicicleta como meio de transporte, ao invés de automóveis, contribui para a não emissão de poluentes, pois não requer combustível. Segundo o vereador, o uso deste modal colabora para um desgaste menor do solo, diminuição dos engarrafamentos, redução de utilização de recursos esgotáveis, como metal e borracha, e melhora significativa da saúde dos usuários.
“A sociedade cobra melhorias para o bem-estar do ciclista e para o trânsito caótico das grandes cidades, e isso é muito fácil de se concretizar, bastando apenas a aplicação de uma lei já existente”, finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba