Prefeitura presta contas em audiência pública

por Assessoria Comunicação publicado 30/05/2006 20h00, última modificação 09/06/2021 15h59
A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba realizou audiência pública para recebimento da prestação de contas da Prefeitura, relativa ao primeiro quadrimestre deste ano, cumprindo as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário de Finanças, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, falou aos membros da comissão por mais de  uma  hora,  demonstrando o quadro de receitas e despesas referentes a obras e serviços e à manutenção da máquina administrativa, que, segundo ele, "apresentou bom desempenho e transparência da atual administração”.
O diretor contábil e financeiro do Poder Legislativo, Eponino Macuco, fez a prestação de contas da Câmara Municipal  revelando que nos últimos cinco anos, a CMC economizou R$ 19.903.546. Resultado este que retornou aos cofres públicos.
De acordo com os demonstrativos, os dois poderes estão com suas contas regulares dentro dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. No período, a Prefeitura comprometeu até 15,74%.
Sebastiani declarou que a Prefeitura vem  mantendo a promessa de campanha de redução de suas dívidas, "o que configura a saúde financeira do município e a pouca utilização de recursos externos à receita".
Mais uma vez, no entanto, os vereadores reivindicaram melhor detalhamento dos dados técnicos, referentes às áreas mais cobradas pela população: educação, saúde e segurança para possibilitar comparação entre as previsões orçamentárias e sua execução, e entre as dívidas líquida e consolidada. Para o vereador André Passos (PT), um dos membros da comissão, "os dados são necessários para entender o fluxo de operação da administração pública".
Além dos membros da Comissão de Economia, acompanharam a audiência os vereadores Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), Rui Hara (PSDB), Roseli Isidoro (PT), Dona Lourdes e Nely Almeida (PSDB).
Comissão
Integram a comissão os vereadores Jairo Marcelino (PDT), presidente; Aladim Luciano (PV), André Passos (PT), Angelo Batista (PP), Beto Moraes (PL),  Paulo Frote  e Serginho do Posto (PSDB), Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) e Zé Maria (PPS).
Na mesa de condução dos trabalhos, estiveram, além do presidente, Jairo Marcelino, André Passos, como secretário; Aladim Luciano, Angelo Batista, o secretário de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, e o diretor contábil e financeiro da Câmara, Eponino Macuco.