Prefeitura ouve a população, diz líder

por Assessoria Comunicação publicado 08/04/2009 13h45, última modificação 23/06/2021 10h10

Ao destacar, na Câmara Municipal, os eventos das audiências públicas para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010, o líder do prefeito Beto Richa, Mario Celso Cunha (PSB), disse que, "mais uma vez, a prefeitura envolve a comunidade nas discussões sobre o seu próprio destino, transformando o que é discurso para muitos numa prática cotidiana." Segundo o vereador, a cada ano que passa aumenta o número de participantes no processo de discussão da LDO, tanto que, no ano passado, a prefeitura de Curitiba recebeu mais de 11 mil sugestões pela internet, por telefone e nas reuniões populares.
O número foi 26% maior que o registrado em 2007, quando foram recebidas cerda de 8,9 mil indicações. "E existe uma tendência a crescer ainda mais o número de curitibanos que procuram interagir diretamente com o prefeito, seus secretários e representantes, apresentando propostas ao município, num processo democrático que é exemplo para todo o País", acrescentou.
Ano passado, foram mais de 200 audiências públicas, com a presença do prefeito Beto Richa. Neste ano, já foram realizadas audiências nas nove regionais, nos auditórios das Ruas da Cidadania. Os participantes tiveram o apoio de técnicos de todas as secretarias municipais para tirar dúvidas no próprio local e puderam escolher entre deixar as sugestões por escrito ou fazê-las oralmente.
Segundo Mario Celso, quem preferir pode mandar a sugestão pela internet. Já está disponível no site da prefeitura de Curitiba o espaço de participação popular da LDO 2010. Basta acessar o portal www.curitiba.pr.gov.br, sendo que a participação também está aberta por telefone e pode ser feita por meio da central telefônica 156, que atende 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.