Prefeitura investe em segurança, diz líder

por Assessoria Comunicação publicado 12/02/2008 18h25, última modificação 18/06/2021 10h48
As ações que vêm sendo tomadas pela Prefeitura de Curitiba no sentido de dar maior segurança à população, especialmente após a divulgação de relatório que aponta Curitiba como a sétima cidade do País com maior problema de segurança pública, foram destacadas na Câmara pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB). “Não é atribuição do município, conforme estabelece a Constituição, mas o prefeito Beto Richa está atento ao problema, que não vem sendo enfrentado pelo governo do Estado, adotando ações que ajudam a garantir mais segurança a todos”, explicou o vereador.
Em especial, Mario Celso salientou que, após sete anos em operação, a central de câmeras que monitora os passos dos curitibanos na Rua XV está passando por uma reforma e, até o fim deste ano, pelo menos mais 20 câmeras serão instaladas na região central da cidade.
Existe um cronograma da Prefeitura de que o centro histórico (Largo da Ordem e adjacências) e a Rua Marechal Deodoro deverão também possuir um sistema de monitoramento instalado até o fim de março. Posteriormente, segundo o vereador, o sistema será expandido à toda cidade, atendendo os principais pontos de concentração popular, inclusive nos bairros.
Segundo Mario Celso, o exemplo de Curitiba já foi, inclusive, copiado pelo município de São José dos Pinhais, que também inaugurou uma central de monitoramento, com 21 câmeras instaladas nas ruas centrais e em pontos de maior movimento nos bairros.
Além do monitoramento, o vereador destacou o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que está presente em parques e praças da cidade onde existe maior fluxo de pessoas, bem como os meios alternativos de transporte (bicicletas, patins), que vêm sendo utilizados pela corporação como forma de dar atendimento mais rápido e eficiente à população. Mario Celso ressaltou o trabalho feito pelo coronel Itamar Santos à frente da Guarda Municipal, “uma instituição que hoje tem o respeito e a admiração do curitibano”.