Prefeitura diz que há três projetos de drenagem para o Alto da XV
A Secretaria de Obras Pública de Curitiba (Smop) informou, em resposta a pedido de informações de Bruno Pessuti (PSC), que existem três planos de macrodrenagem para a rua Camões, no bairro Alto da XV. O questionamento do vereador surgiu após os alagamentos que aconteceram no mês de fevereiro de 2015, naquele bairro (062.00050.2015).
De acordo com o documento encaminhado pelo Executivo, os planos de macrodrenagem estão previstos como obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). No entanto, o ofício não diz quando essas intervenções serão realizadas. A prefeitura informou ainda que, a respeito dos alagamentos de fevereiro, foram realizadas reuniões com moradores da rua Camões e imediações, onde ficou acertada a realização de vistoria interna nas galerias do rio Juvevê.
Águas pluviais
Chicarelli (PSDC) também questionou a prefeitura sobre a existência de estudos para contenção das laterais do córrego que passa ao longo da rua Antônio Schiebel, no bairro Boqueirão (062.00065.2015). De acordo com o vereador, a ausência de contenção é responsável pela ocorrência de erosão, com ameaça às residências do entorno.
Segundo a Secretaria de Obras Públicas, existe um projeto para a implantação de galerias de águas pluviais sobre as valas de drenagem. Porém, devido à “grande quantidade de obras prioritárias ou emergenciais”, o projeto não foi contemplado entre as escolhas da regional, para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba