Prefeitura detalha projeto do metrô aos vereadores
Detalhes sobre a implantação do metrô em Curitiba, chamado de Linha Azul, foram apresentados pelo prefeito Luciano Ducci e Cléver de Almeida, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) aos vereadores. A exposição foi na tarde desta terça-feira (15), na Câmara Municipal. Os 14,2 quilômetros previstos para a primeira fase do metrô, trajeto entre a estação CIC-Sul, próxima à Ceasa, e a Rua XV de Novembro, no Centro está orçado em R$ 2,25 bilhões. A segunda fase irá até o Terminal do Santa Cândida, na região norte da cidade, completando 22,4 quilômetros em toda extensão. Ao todo, serão 21 estações para veículos compostos por cinco carros e capacidade para 1.450 pessoas. O valor total da obra, da CIC até o Santa Cândida, está estimado em R$ 3,25 bilhões.
Na saudação, o vereador João do Suco (PSDB), líder do prefeito na Casa, destacou a importância da parceria entre Legislativo e Executivo, assim como o repasse financeiro do governo federal para a implantação do metrô. O projeto do metrô de Curitiba está contemplado no PAC da Mobilidade, do governo federal. A capital paranaense está no grupo “MOB 1”, formado por capitais de regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes. Também estão no grupo o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador. A prefeitura pretende inscrever o projeto até o dia 3 de abril no Ministério das Cidades. O resultado da seleção está previsto para o dia 12 de junho.
Luciano Ducci esclareceu que o projeto básico já foi finalizado e que a escolha de um novo modal é uma das decisões mais importantes do planejamento urbano atualmente. Ainda serão definidos aspectos técnicos, conceituais, funcionais e operacionais do sistema, assim como métodos construtivos a serem empregados, tecnologia do material rodante e dos sistemas.
Benefícios
Além de aspectos técnicos, de traçado e de investimento, foram apontados os benefícios diretos gerados à população com a adoção do novo sistema. De acordo com o presidente do Ippuc, com a implantação do metrô será possível quadruplicar o número de passageiros. “Conseguiremos transportar mais de 60 mil pessoas por hora. Hoje, a capacidade é de 15 mil”, informou, acrescentando que “com a execução da primeira fase o atendimento será duas vezes maior”. A redução de ruídos, acidentes, maior atratividade, renovação da paisagem urbana, conforto e diminuição da emissão de gases poluentes foram outros benefícios apontados por Cléver Almeida em plenário. “Através do metrô teremos um ganho real, um subproduto. Mudaremos a paisagem urbana, implantaremos ciclovias e calçadões com paisagismo”, enfatizou.
Ele lembrou que Curitiba é a capital brasileira com maior número de automóveis por habitante e que o metrô contribuirá efetivamente com o desafogamento do trânsito. “Não esperamos que as coisas piorem para intervir”, concluiu.
Na saudação, o vereador João do Suco (PSDB), líder do prefeito na Casa, destacou a importância da parceria entre Legislativo e Executivo, assim como o repasse financeiro do governo federal para a implantação do metrô. O projeto do metrô de Curitiba está contemplado no PAC da Mobilidade, do governo federal. A capital paranaense está no grupo “MOB 1”, formado por capitais de regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes. Também estão no grupo o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador. A prefeitura pretende inscrever o projeto até o dia 3 de abril no Ministério das Cidades. O resultado da seleção está previsto para o dia 12 de junho.
Luciano Ducci esclareceu que o projeto básico já foi finalizado e que a escolha de um novo modal é uma das decisões mais importantes do planejamento urbano atualmente. Ainda serão definidos aspectos técnicos, conceituais, funcionais e operacionais do sistema, assim como métodos construtivos a serem empregados, tecnologia do material rodante e dos sistemas.
Benefícios
Além de aspectos técnicos, de traçado e de investimento, foram apontados os benefícios diretos gerados à população com a adoção do novo sistema. De acordo com o presidente do Ippuc, com a implantação do metrô será possível quadruplicar o número de passageiros. “Conseguiremos transportar mais de 60 mil pessoas por hora. Hoje, a capacidade é de 15 mil”, informou, acrescentando que “com a execução da primeira fase o atendimento será duas vezes maior”. A redução de ruídos, acidentes, maior atratividade, renovação da paisagem urbana, conforto e diminuição da emissão de gases poluentes foram outros benefícios apontados por Cléver Almeida em plenário. “Através do metrô teremos um ganho real, um subproduto. Mudaremos a paisagem urbana, implantaremos ciclovias e calçadões com paisagismo”, enfatizou.
Ele lembrou que Curitiba é a capital brasileira com maior número de automóveis por habitante e que o metrô contribuirá efetivamente com o desafogamento do trânsito. “Não esperamos que as coisas piorem para intervir”, concluiu.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba