Prefeito em exercício, Eduardo Pimentel visita a Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 24/04/2019 15h20, última modificação 05/11/2021 07h30

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, durante a sessão desta quarta-feira (24), o prefeito interino da cidade, Eduardo Pimentel. Ele ficará à frente do Executivo por 12 dias, até 28 de abril, devido à licença sem vencimentos do prefeito Rafael Greca, por motivo particular. O visitante agradeceu o “diálogo transparente” que tem ocorrido na Casa e saudou não só os vereadores da base, mas também os independentes e os de oposição. “Aprendi com meu avô, Paulo Pimentel [ex-governador do Paraná], que democracia se faz com o contraditório”, afirmou.

Pimentel lembrou que, além do cargo de vice-prefeito, até o começo deste ano respondeu pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). “Pudemos fazer o maior programa de revitalização asfáltica do município. 327 ruas foram asfaltadas com a parceria dos vereadores. Obras que pegamos paradas, concluímos”, declarou. “Este Plano [de Recuperação, aprovado em 2017] fez com que Curitiba pudesse fazer muitas das parcerias que estamos fazendo.”

“Nesta semana, começa outra grande parceria com o governo do estado, fechada no primeiro ano de gestão, com a Secretaria [Estadual] de Desenvolvimento Urbano”, reforçou. Por meio do repasse de R$ 25,3 milhões à Prefeitura de Curitiba, devem ser realizadas obras de fresa e de recape em 59 ruas, de 36 bairros, com prioridade àquelas em que trafegam ônibus do transporte coletivo.

Outros programas e obras para a cidade, apontou Pimentel, foram discutidos no Palácio 29 de Março, na última segunda-feira (22), com os senadores Oriovisto Guimarães e Flávio Arns – convidado para a reunião, Alvaro Dias justificou a ausência. O Executivo tem ações em negociação com o governo federal, como nas áreas de mobilidade, de transporte público e de drenagem. "Eles se colocaram como parceiros dos projetos", relatou.

Reconhecimento
O prefeito em exercício também destacou a conquista do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, com o projeto Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da RMC). O reconhecimento foi entregue na última segunda (saiba mais) e, na avaliação de Pimentel, reforça que a cidade "é líder de um polo metropolitano".

Líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB) fez a saudação oficial ao visitante. "Ele tem sido um grande líder, ao lado do prefeito Rafael Greca", elogiou. Além da participação de Pimentel nos debates do Plano de Recuperação e como secretário municipal de Obras, ao longo de pouco mais de dois anos, o parlamentar destacou "acima de tudo, o atendimento à população".

"O Eduardo, quando atende a população, também atende os vereadores", avaliou o líder. A viagem de Greca a Roma, na Itália, acrescentou Petruzziello, é um "merecido descanso, é bom que se diga". "O prefeito tem se doado diariamente. Tem sido um prefeito que anda todos os bairros", completou. Antes dele, Marcos Vieira e Toninho da Farmácia, ambos do PDT, já haviam saudado Pimentel, durante falas no pequeno expediente da sessão plenária.