Prefeito e vereadores diplomados pelo TRE
Em solenidade convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a tarde desta quinta-feira (18), o juiz da 1ª zona eleitoral, Roberto Massaro, diplomou o prefeito eleito Beto Richa, o vice, Luciano Ducci, e os 38 vereadores consagrados pelas urnas, que iniciam mandato na Câmara de Curitiba entre 2009 a 2012, a partir de 1º de janeiro. Na mesa de autoridades, a presidente em exercício do tribunal, desembargadora Regina Afonso Portes. Diversas outras autoridades da Justiça Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil, convidados e familiares lotaram o Teatro Positivo, no Campo Comprido. A diplomação depois das urnas é o ato mais importante na oficialização do mandato político, exaltado por Massaro “como legítimo na representação dos anseios da população.” O juiz iniciou a cerimônia lembrando aos eleitos que o exercício da vida política, como atividade verdadeira, é essencial ao ser humano na relação entre o cidadão e a sociedade, sendo dela que também depende o desenvolvimento de uma nação justa.
Democracia
Outros tópicos que caracterizam o processo eleitoral brasileiro como um dos mais idôneos e transparentes, assim como os caminhos percorridos entre o emprego da cédula de votação até o advento da urna eletrônica foram citados pelo juiz antes da entrega dos diplomas. Massaro fez questão de frisar que todo este processo está coroando uma nova etapa da democracia, favorecida pela informática e por “paradigmas de eficiência que afastam fraudes e tornam o pleito cada vez mais rápido a despeito de distâncias.” Nas eleições deste ano, mais de 17 mil pessoas (entre servidores, convocados e voluntários) garantiram transparência e menor custo financeiro, em 3,5 mil sessões eleitorais no Paraná.
Diplomas
O primeiro vereador a receber o diploma foi o mais votado, Roberto Aciolli, do PV, seguido pelo pastor Valdemir Soares (PRB). Sucessivamente, os 38 receberam seus certificados até chegar a vez do vice-prefeito, Luciano Ducci (PSB), e do prefeito Beto Richa (PSDB), reeleito para administrar Curitiba pela segunda vez.
A posse de todos os eleitos, agora diplomados, acontece no dia 1º de janeiro, às 16h, no Memorial de Curitiba, onde também assumirão os novos secretários municipais.
Imagem
Antes da entrega dos diplomas, um vídeo institucional elaborado pela assessoria de comunicação do TRE sobre as eleições deste ano, ressaltou a evolução ao pleito informatizado. A Justiça Eleitoral do Estado tem se sobressaído na defesa de campanhas responsáveis, incentivando o debate, treinamento para situações especiais, a parceria dos Correios e, ainda, na imagem que os observadores internacionais levam do processo eleitoral brasileiro.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba