Prefeito do Rio receberá homenagem em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 19/04/2005 18h35, última modificação 20/05/2021 16h58
A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (19), por unanimidade, projeto de lei do vereador Sabino Picolo (PSDB), que concede  o título de Cidadão Honorário ao prefeito do Rio de Janeiro, Cesar  Maia. O homenageado nasceu em 18 de junho de 1945, no Rio de Janeiro. Filho de Felinto Maia e de Dalila Ribeiro de Almeida Maia, estudou nos colégios Santo Inácio e Padre Antônio Vieira, sempre se destacando como aluno exemplar. Serviu a pátria e, em seis meses de quartel, ganhou diploma de Honra ao Mérito por comportamento irrepreensível.
Na seqüência, iniciou o curso de engenharia de mineração em Ouro Preto, onde começou sua carreira política. Engajado na luta pela redemocratização do Brasil após o golpe de 1964, tornou-se militante do Partido Comunista Brasileiro, participando de congressos estudantis. Perseguido pela ditadura, exilou-se no Chile, onde na Escola de Economia da Universidade do Chile. Em 1969, casou-se com Mariangeles Ibarra e teve um casal de filhos gêmeos, Daniela e Rodrigo Maia, hoje deputado federal.
Retornou ao Brasil em 1973, a partir de Portugal. Como havia processos pendentes na Justiça Militar, foi preso no aeroporto e levado para o Batalhão de Guardas. Três meses depois, como o processo foi arquivado por falta de provas, pôde retomar suas atividades profissionais.Começou trabalhando como economista na Klabin e professor de macroeconomia, na Universidade Federal Fluminense
Volta à política
Em 1981, ingressou no Partido Democrático Trabalhista e, no ano seguinte, participou da campanha de Leonel Brizola ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Com a eleição de Brizola,  foi nomeado secretário de Fazenda e iniciou sua trajetória de homem público. Em 1986, foi eleito deputado constituinte, sendo reeleito em 1990. Assinou filiação com o PMDB em 1991, que o lançou como candidato a prefeito da cidade do Rio de Janeiro, com o apoio de Ulysses Guimarães.
Prefeitura
Vencendo Benedita da Silva no segundo turno, iniciou um novo modelo de administração. O apoio popular foi grande a ponto de Cesar Maia conseguir eleger seu sucessor e ser eleito prefeito novamente, em 2000, desta vez pelo PFL, para uma administração marcada pela intensificação dos programas anteriores e o lançamento de grandes equipamentos urbanos. Foi novamente reeleito no ano passado.
“Agora, tem a oportunidade de avançar em seu projeto de renovação contínua para importantes programas sociais”, justifica Picolo, complementando que a homenagem é justa diante de tantos benefícios trazidos para  a população pelo homenageado.