Prefeito abre sessões da Câmara contando com parceria dos vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 15/02/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 16h14
Uma administração transparente, onde “a prestação de contas vai virar rotina”, e o permanente “contato com a realidade social” foram questões reafirmadas pelo prefeito Beto Richa, na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Curitiba, na tarde desta terça-feira (15). Richa espera contar com a parceria dos 38 vereadores para “concretizar uma administração conjunta em que a população receba aquilo que espera de nós”.
Recebido pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), pelo líder do governo, Mario Celso Cunha (PSB), e pelos demais parlamentares, o novo prefeito fez a sua primeira prestação de contas, sobre os 45 dias iniciais da administração. Deste período, Richa ressaltou o congelamento da tarifa do transporte urbano por três meses, a adoção da tarifa domingueira, a recuperação da malha viária em alguns bairros em situação emergencial, o novo tipo de sinalização para os radares, a criação da Administração Regional da Cidade Industrial, onde, de imediato, estarão sendo atendidos 160 mil moradores, e outros benefícios, que incluem as diversas secretarias municipais, destacando as áreas de maior anseio popular, que são saúde, segurança pública e educação.
Richa fez um diagnóstico das metas que farão parte do plano plurianual de sua gestão, ratificando sua disposição “em governar longe dos gabinetes e perto das pessoas” e também de concretizar a integração governamental com a Região Metropolitana, uma das necessidades mais prementes para que todas as cidades possam ser atendidas com serviços públicos de qualidade. Beto Richa foi eleito presidente da Associação dos Municípios que integram a região.
Presenças
Todos os secretários municipais e administradores regionais participaram da primeira sessão plenária da Câmara, que inicia, este ano, a 14ª legislatura. Um minuto de silêncio antecedeu o ato solene. O vereador Paulo Frote (PSDB) solicitou a homenagem para reverenciar a memória da missionária americana Doroty Stang, vítima de assassinato e que estava sendo velada no mesmo horário, em Anapu (PA).
O presidente da Casa, João Cláudio Derosso, que antes da sessão recebeu o novo prefeito na presidência, destacou a importância da presença de Beto Richa no início desta legislatura, salientando a visão diferenciada do município, onde os vereadores terão o compromisso de colaborar para que a cidade seja, cada vez mais, exemplo para o País.
Para o líder Mario Celso Cunha, ressaltar a proposta de parceria com os vereadores “é um bom exemplo do que Richa espera do Legislativo. A sua presença no início do nosso trabalho demonstra o prestígio da Casa e caracteriza que o novo prefeito receberá o respeito da oposição e lealdade da bancada de apoio”.