Praça Jardim Centenário e homenagem póstuma prontas para sanção
Duas propostas de lei aprovadas pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (2), estão prontas para serem sancionadas pelo prefeito da cidade, Rafael Greca. A primeira é a que dá o nome de Jardim Centenário a uma praça localizada no bairro Seminário. A outra é uma homenagem póstuma ao engenheiro civil José Carlos Veiga Lopes.
De autoria de Indiara Barbosa (Novo), a matéria que denomina de “Jardim Centenário” uma praça do Seminário (008.00005.2024) foi ratificada pelo plenário em redação final. A iniciativa recebeu 22 votos “sim” e as abstenções dos vereadores Sidnei Toaldo (PRD), Toninho da Farmácia (PSD) e Zezinho Sabará (PSD).
O logradouro fica no cruzamento das ruas Jaime Veiga e Jesuíno Lopes e é conhecido como praça do Zorro. O nome Jardim Centenário visa homenagear um conjunto habitacional que ali existiu na década de 1950. A lei, quando sancionada pelo prefeito, também vai citar o nome de uma das pioneiras da região, Magali Camargo, moradora que faleceu em 2008. A homenagem a ela foi acrescentada por meio de uma emenda, aprovada na semana passada em segundo turno.
Falecido em 2010, engenheiro será homenageado
A segunda iniciativa pronta para sanção é a que batiza de José Carlos Veiga Lopes um dos logradouros públicos de Curitiba (009.00006.2024). De iniciativa de Rodrigo Reis (PL), hoje a matéria foi ratificada com 23 votos “sim” e uma abstenção, de Amália Tortato (Novo). Autor de 14 livros sobre a história do Paraná, ele faleceu em 2010, aos 71 anos de idade. “A paixão pela região, cheia de histórias, o transformou em historiador. Produziu vasta literatura, […] seus livros constituem fontes fidedignas para as consultas dos estudiosos da História do Paraná”, destacou o vereador, em primeiro turno, na semana passada.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba