Praça ganha busto de Lenz César

por Assessoria Comunicação publicado 29/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h55

A Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, ganhará um busto do desembargador Henrique Chesneau Lenz César, falecido em 2002. A inauguração será nesta quarta-feira (30), às 11h, e atende pedido do vereador Ney Leprevost (PP), “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo magistrado à comunidade curitibana e ao Estado do Paraná durante sua vida”.
Segundo Leprevost, a homenagem foi uma reivindicação de diversos setores da sociedade, como a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Sociedade Consular do Paraná, Associação Comercial do Paraná, Associação dos Cavalheiros da Boca Maldita, Associação Brasileira de Agentes de Viagens, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, Centro de Letras e Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e similares. Também apóiam a iniciativa a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Clube Atlético Paranaense, Associação dos Magistrados do Paraná, Rotary Clube de Curitiba e Lions Club do Paraná.
Carreira
O desembargador formou-se em Direito e Letras Neolatinas pela UFPR, ingressando no Ministério Público mediante concurso, em 1953, como promotor público da Comarca de São José dos Pinhais. Também atuou como promotor nas comarcas de Tomazina, Bocaiúva do Sul, Mandaguari, Castro Campo Largo e Paranaguá, sendo, na seqüência, transferido para a Capital do Estado, como procurador de Justiça.
Foi corregedor do Ministério Público e integrou o conselho superior do MP em várias gestões, como presidente e conselheiro. No período de 1979 a 1982, foi Procurador Geral da Justiça. Exerceu advocacia por mais de dez anos e foi membro da Sociedade Brasileira de Direito Internacional e do Instituto dos Advogados do Paraná. Foi diretor do Departamento Cultural do Estado do Paraná e da Secretaria da Cultura.
Como docente, atuou na UFPR e na Escola de Magistratura do Paraná e foi diretor das unidades da UFPR nas cidades de Paranavaí, Cascavel, Lapa e Campo Mourão.
Homenagens
Recebeu o título de Cidadão Honorário de vários municípios e também foi agraciado como Vulto Emérito de Curitiba, além de Cidadania Benemérita do Paraná. Em setembro de 1982, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. Em 1991, foi eleito Corregedor Geral de Justiça e, em 96, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Foi homenageado, ainda, por diversos setores da sociedade e designado, em 2002, Cônsul Honorário do México para o Paraná. Também foi fundador da Academia Paranaense de Letras Jurídicas.
“Cabe a nós, legisladores, prestarmos esta homenagem a Lenz César, para que seu nome permaneça gravado na história de nossa cidade”, afirmou Leprevost.