Praça do Butiatuvinha terá nome de Julio Amaral de Souza
Na sessão plenária desta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou o projeto de lei que denomina de Julio César Amaral de Souza, a praça esportiva localizada na rua Hermenegildo Lucca, no bairro Butiatuvinha. A proposta é de autoria de Mauro Ignácio (PSB) e foi aprovada em primeiro turno, com 27 votos favoráveis (008.00008.2014).
Conhecido popularmente como “Julinho”, o homenageado foi um dos fundadores da Associação dos Moradores do Conjunto Fernão Dias e idealizador do campeonato de futebol da comunidade, que começou em 1980 e foi realizado durante duas décadas. “Ele também participou da equipe que trabalhou para conquistar a instalação de um ginásio de esportes na Escola Fernão Dias, hoje CEI Raul Wallemberg”, explicou o autor.
Falecido em 2005, aos 57 anos, Julio Amaral de Souza foi funcionário de carreira da Prefeitura de Curitiba. “O local para receber o nome do homenageado foi escolhido pelos moradores. Ele recebeu nesta Casa, o título de Vulto Emérito de Curitiba. Nada mais justo que seu nome estar em um dos logradouros públicos do seu bairro”, finalizou Mauro Ignácio.
Com a aprovação da matéria em primeiro turno, o texto retorna à sessão desta quarta-feira (25), em segunda votação. Se acatado novamente, segue para sanção ou veto prefeitoral. Sendo sancionada, a lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
Mudança na lei
Ignácio pediu apoio do plenário na aprovação de projeto de sua autoria que altera as regras para a denominação de logradouros públicos em Curitiba (lei municipal 8.670/1995). O parlamentar quer dar prioridade à implantação ao “nome de rua” que demonstre vínculo do homenageado com a região que receberá a denominação. A proposição (005.00139.2014) já passou pelas comissões permanentes e já pode ser incluído na ordem do dia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba