Praça do bairro Seminário receberá o nome de Jardim Centenário

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/11/2024 16h20, última modificação 19/11/2024 16h29
Projeto de denominação depende da aprovação na Câmara de Curitiba em segundo turno, na próxima semana.
Praça do bairro Seminário receberá o nome de Jardim Centenário

Indiara Barbosa (Novo) explicou que a oficialização do nome é necessária para que a praça receba serviços públicos. (Foto: Fernanda Verhagen/CMC)

A praça localizada no cruzamento das ruas Jaime Veiga e Jesuíno Lopes, no bairro Seminário, deverá ser batizada como Jardim Centenário. Projeto de lei para oficializar o nome do logradouro público foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba em primeiro turno, na sessão desta terça-feira (19). A proposta retorna à pauta, na próxima segunda (25), para a confirmação pelo plenário.

Autora da proposta de lei, a vereadora Indiara Barbosa (Novo) afirmou que a demanda partiu da própria comunidadeO nome escolhido para o logradouro público homenageia os moradores pioneiros do Jardim Centenário, conjunto habitacional que se instalou na região em 1953. 

Apesar de o local ser conhecido popularmente como praça do Zorro, explicou Indiara, não existe uma denominação oficial, o que dificulta o acesso da população a serviços públicos de manutenção, limpeza e iluminação, além da implantação de ações como o “Adote uma praça”. “Inclusive, alguns pedidos que os moradores faziam através do 156 eram negados”, disse ela.

“Nós tentamos fazer com que, nesses projetos de denominação de bens públicos, não fosse necessário passar pelo plenário, como é em outras câmaras”, lembrou a autora sobre as propostas discutidas pela comissão especial que revisou o Regimento Interno da Casa, em 2022.

A vereadora Professora Josete (PT) justificou o voto favorável. Ela ponderou que dar nome a bens públicos é uma das atribuições dos vereadores, dentro de uma série de funções. “É um projeto que precisa passar pela Câmara Municipal”, ponderou.

O texto-base recebeu 19 votos “sim” e 2 abstenções (008.00005.2024). O projeto também recebeu uma emenda modificativa para ajustar o código do logradouro público, acatada com 20 votos positivos e 1 abstenção (034.00019.2024). A votação do projeto já havia sido adiada em duas ocasiões, a pedido da autora.

Proposta por Noemia Rocha (MDB), a Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Instituto TaberDavi também seria votada nesta manhã, em primeiro turno, mas foi adiada devido à ausência da autora (014.00031.2024). O projeto de lei com isso, retorna à pauta na próxima segunda (25).