Postos de saúde poderão ganhar aparelhos de Raio X
Está em tramitação na Câmara Municipal projeto de lei de autoria do vereador José Roberto Sandoval que obriga todas as unidades públicas de saúde de Curitiba a implantarem aparelhos de Raio-X. De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Saúde poderá, por meio de concursos e licitações públicas, adquirir ou alugar os aparelhos, disponibilizar serviços prestados por empresas especializadas na comercialização e terceirização do serviço e contratar técnicos para o manuseio dos mesmos.
Em sua justificativa, o parlamentar afirma que o objetivo do projeto é que estes exames sejam acessíveis à toda população. A locomoção às unidades de saúde que possuem o aparelho muitas vezes é difícil aos usuários mais carentes, o que compromete o tratamento ideal, informou.
Por outro lado, Sandival acredita que, com este sistema implantado em todos os postos de saúde da Capital, muitas doenças poderão ser prevenidas e diagnosticadas a tempo. A tuberculose, que durante um bom tempo esteve erradicada, vem crescendo atualmente, comenta o vereador, acrescentando que a saúde de um povo é sua maior riqueza
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba