Postos de saúde devem ter assistentes sociais
Os postos de saúde da rede pública deverão contar, durante o horário de atendimento, com a presença de pelo menos um assistente social. A proposta, em análise pelo Departamento Jurídico da Câmara Municipal, é do presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso. O profissional, prevê o documento, deverá informar, esclarecer e orientar aos usuários sobre o atendimento prioritário e individualizado junto aos órgãos públicos e privados, especialmente aos idosos, e os serviços de saúde e de assistência social, destinados a garantir os direitos previstos pela Constituição e pelo Estatuto do Idoso.
É fato comprovado que, apesar do município desenvolver diversos projetos e programas voltados ao atendimento das especiais necessidades dos idosos, estes, muitas vezes, em razão da própria idade, do desconhecimento ou por se encontrarem adoentados ou até em estado de abandono, deixam de usufruir dos benefícios, afirma Derosso, ao explicar que o projeto também determina que órgão competente do município deverá produzir e difundir material educativo sobre a saúde do idoso.
O vereador alerta, ainda, que, quando constatadas situações de risco à vida ou saúde dos idosos, os assistentes sociais deverão promover acompanhamento e orientação dos mesmos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba