Portugueses agradecem apoio de vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 30/10/2007 19h50, última modificação 18/06/2021 07h11
A Câmara de Curitiba recebeu, nesta terça-feira (30), o deputado português Carlos Páscoa e o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio do Sul do Brasil, José Brandão Coelho. A convite do vereador Angelo Batista (PP), estiveram com o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), e participaram de parte da sessão plenária, quando Páscoa agradeceu o apoio dos vereadores à manutenção do consulado de Portugal na cidade. No ano passado, o governo de seu país estudou a possibilidade de fechar o consulado e “a defesa de autoridades foi determinante para sua permanência, garantindo à comunidade portuguesa a continuidade dos serviços prestados”.
O parlamentar, um dos quatro deputados da Assembléia da República de Portugal que representam as comunidades portuguesas em todos os continentes, adiantou que pretende trazer para Curitiba uma sessão de seu partido, o PSD (Partido Social Democrata). A idéia é unir os membros da comunidade no município e garantir que possam, de forma organizada, fazer reivindicações ao seu país de origem.
Prêmio
Carlos Páscoa e Brandão Coelho também sugeriram a instituição de um prêmio, a ser entregue pelo governo de Portugal, destinado aos alunos das escolas da capital que apresentarem os melhores trabalhos sobre o tema “Descobrimento do Brasil”. “Em 2008, serão comemorados os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, um ano importante para proporcionar às crianças e jovens todas as informações sobre o descobrimento do País em 22 de abril de 1500, quando a frota de Pedro Álvares Cabral aqui chegou”, afirmou Páscoa. A proposta recebeu apoio dos vereadores e de Derosso, que destacou a importância de iniciativas culturais voltadas a esta parcela da população, “que será o futuro da Nação”.
Antes de Curitiba, o deputado esteve em Caracas, na Venezuela, e no Rio de Janeiro. Daqui, segue para o Rio Grande do Sul e, na seqüência, ao Uruguai. Nos últimos dois anos, Carlos Páscoa visitou 63 países, buscando os anseios das comunidades portuguesas.