Por sugestão da Câmara, Eufrásio Correia é ocupada pelo Exército

por Assessoria Comunicação publicado 15/08/2015 13h10, última modificação 01/10/2021 10h51

“Quando eu servir o Exército, vou para floresta, cuidar da natureza e proteger os índios”. A declaração do pequeno André Santiago Planca, de 8 anos, resume a importância de ações de cidadania para a população. Na praça Eufrásio Correia, em meio a blindados, ele percorreu um circuito de treinamento militar, com flexões, corrida pulando pneus, rastejamento, ponte feita de cordas e outros obstáculos. Dentro do imaginário infantil, ele revelou que se sentiu em combate. “Até senti medo. Pra mim, foi igual na guerra. Saía fumaça do chão. Eu estava fazendo coisas que todos os soldados fazem”, disse.

André foi levado à praça pelo seu pai, Luciano Planca, que demonstrou orgulho do filho. “A gente sabe todas as questões que envolvem uma guerra, mas desde o começo colocamos no ensino dele as questões do patriotismo, dos princípios que criamos e dos valores que prezamos”, revelou. “Sempre procuramos ensiná-lo a preservar a natureza e zelar pelos animais. Desde criança ele diz que quer servir o Exército. E aqui na praça, com tudo isso, ele está realizado”, finaliza.

Luciano e André estiveram na manhã deste sábado (15) na Praça Eufrásia Correia, participando da “Semana do Soldado – Ação de Cidadania”, um evento comemorativo ao Dia do Soldado promovido pela Prefeitura de Curitiba, em parceria com a 5ª Divisão do Exército, e sugerido pela Câmara Municipal de Curitiba, por meio de requerimento (201.00365.2015) protocolado pelo vereador Paulo Salamuni (PV). “O atual momento político exige que resgatemos os valores de civismo. E não há local melhor do que essa praça centenária, que é a origem cívica de Curitiba”, declarou.

O presidente da Câmara, Ailton Araujo (PSC), lembrou que essa ação de cidadania é uma das premissas do Legislativo: “É mais uma demonstração de que estamos aproximando a Câmara Municipal da população. No mês passado, ofertamos aos curitibanos exames gratuitos para o diagnóstico do câncer de pele, de mama e do colo do útero, em parceria com o Sesi-PR e o Hospital Erasto Gaertner” (leia mais). Além de Araujo e Salamuni, estiveram presentes, na manhã deste sábado, o vice-presidente da Câmara, Felipe Braga Côrtes (PSDB); o primeiro-secretário, Pedro Paulo (PT); o segundo-secretário, Paulo Rink (PPS); e Valdemir Soares (PRB).

O comandante da 5ª Divisão do Exército, Luis Felipe Carbonel, afirmou que “a participação da Câmara foi fundamental. Essa é a maior demonstração de cooperação que existe entre as instituições. Podemos ajudar a prefeitura a revitalizar outros espaços da cidade. Sempre queremos colaborar”. O prefeito Gustavo Fruet também esteve presente. “Esse evento cívico na praça é uma forma de aproximar soldados e oficiais da população, principalmente das crianças. Precisamos incentivar que a população ocupe o espaço público, com atividades de lazer”, defendeu.

Atividades
No sábado e no domingo (15 e 16), as atividades começam às 9 horas. A secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMELJ) disponibiliza pistas de skate e circuitos de bicicleta. Às 10h, começam as apresentações de teatro de bonecos, e o palco para as apresentações musicais selecionadas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) funcionará das 15h às 17h – uma das atrações confirmadas é a banda Hillbilly Rawhide, que combina country e rock.

Durante todo o dia, as pessoas que estiverem na praça poderão fazer cadastro em programas sociais do governo (Fundação de Assistência Social - FAS), receber orientação jurídica (curso de direito da Uninter), nutricional (Secretaria Municipal de Abastecimento - Smab),  aprender noções de combate à dengue (Secretaria Municipal de Saúde - SMS) e até cortar o cabelo (Sesc).