Por iniciativa própria, Câmara de Curitiba adota identificação dos veículos oficiais

por Da Redação | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 12/04/2022 12h40, última modificação 12/04/2022 22h11
A CMC iniciou semana passada a identificação dos veículos oficiais que estão à disposição dos gabinetes parlamentares e da administração do Legislativo.
Por iniciativa própria, Câmara de Curitiba adota identificação dos veículos oficiais

Veículo oficial da CMC com a identificação de que pertence à frota em uso pelo Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Cumprindo decisão tomada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em dezembro do ano passado, de identificar todos os veículos oficiais em 2022,  a CMC começou a plotagem dos 28 veículos oficiais em uso pelo Legislativo. A medida foi tomada após uma consulta feita pela presidência à Procuradoria Jurídica da instituição, que apontou a necessidade da imediata aplicação da lei municipal 6.418/1983 na CMC. A norma determina a identificação de todos os veículos de uso oficial à disposição dos órgãos da Administração Direta do Município de Curitiba. Hoje, são 26 veículos à disposição de mandatos parlamentares e 2 da administração.

“Entendemos que estão abrangidos pela norma os veículos do Poder Legislativo Municipal, o que também reafirma o dever de utilização destes veículos para uso exclusivo das atividades parlamentares. É uma medida que aumenta a transparência da Câmara e estimula o constante respeito às leis e às pessoas, e está em sintonia com nosso Programa de Integridade e Compliance, que está em elaboração”, explicou Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC.

Para Kuzma, a ação mostra também “comprometimento com a coisa pública” e reforça que “cada vereador e vereadora estão, a cada dia mais, conectados com as demandas da população, especialmente por uma gestão que entrega resultados, que produz mais, e gasta com mais eficiência”. Atualmente não são todos os 38 mandatos parlamentares que utilizam o veículo oficial disponibilizado pela Câmara, uma vez que 12 gabinetes abdicaram do carro. A Mesa Diretora também devolveu dez veículos, ainda em 2021, no início da gestão. Permaneceram apenas dois veículos na administração, usados pelos servidores quando há necessidade.