População será informada dos plantões em unidades de saúde

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2006 20h35, última modificação 08/06/2021 15h55
Placas informativas com nomes e horários dos profissionais em serviço nas unidades de saúde de Curitiba passa a ser obrigatório. Projeto de lei do vereador  André Passos (PT) determinando a medida que visa qualificar melhor a prestação dos serviços desta área, foi aprovado pela Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (19).
As placas serão afixadas em locais de fácil visibilidade, preferencialmente, nas entradas de cada uma das unidades de saúde da cidade.
André Passos justifica que a informação sobre os plantões, tanto quanto, o nome do diretor da unidade, com números telefônicos e horários, facilitará a identificação. “Com esta medida, será possível também, melhorar a  fiscalização e cobrar atendimento de qualidade, incluindo a questão dos horários”, ponderou o parlamentar, na defesa que fez na tribuna do plenário. Passos acrescentou ainda que “ esta é uma das constantes reivindicações feitas pelas pessoas que se utilizam do sistema de saúde municipal. Por falta de informações deixam de encaminhar suas reclamações aos órgãos competentes”.
Projeto
Pelo texto do projeto, as placas informativas estarão à disposição da população usuária nas unidades de saúde, prontos-socorros e hospitais municipais. Nelas serão inseridos dados com nomes e horários de trabalho de cada profissional, estando em destaque o nome do diretor da unidade e o número telefônico do órgão responsável pelo setor, para eventuais necessidades, entre elas, reclamações.
Passos esclarece ainda que a medida visa “preservar os servidores e o atendimento de cada uma das unidades da rede de saúde.
O projeto original, aprovado em primeiro turno, foi acrescido de substitutivo, no segundo turno, para ser adaptado à legislação vigente, possibilitando, desta forma, a  regular sanção pelo prefeito Beto Richa.