População preocupada com segurança pública
Segurança pública está entre as maiores preocupações do curitibano. Este dado pode ser confirmado no resultado da consulta popular aberta pela Câmara de Curitiba para recebimento de propostas a serem incluídas no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A maioria das sugestões, coletadas nas urnas disponibilizadas na Câmara e em cada Administração Regional da cidade, é para investimento no setor de segurança. Depois seguem manilhamento, antipó, educação e obras para melhorar a infra-estrutura dos bairros.
A partir de segunda-feira (14), os vereadores terão prazo de três sessões plenárias para apresentar emendas recebidas nos gabinetes e no convívio com suas bases. Depois, o documento segue para a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que dará o parecer, e analisará, ainda, as sugestões colocadas nas urnas, que, se estiverem de acordo com o Plano Plurianual 2002-2005, serão incluídas no projeto na forma de emendas. Em seguida, a matéria será levada ao plenário para votação.
Diretrizes
A LDO traça as diretrizes para o orçamento do município, incluindo previsões de receita e despesa e os planos de novas obras e investimentos sociais e a manutenção da cidade. Para o ano que vem, estão previstas receita e despesa de R$ 2,364 bilhões. Este valor é 5% maior que o previsto para este ano (R$ 2,250 bilhões).
A equipe da Secretaria Municipal de Finanças é a responsável pelos estudos técnicos e elaboração do projeto da LDO. Além das sugestões da população, o documento tem como base material enviado por todos os órgãos públicos municipais com as respectivas previsões de receita e despesa e das ações previstas para cada área no próximo ano.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba