Polo Gastronômico da Região Norte será votado na segunda-feira

por Assessoria Comunicação publicado 06/04/2018 15h25, última modificação 26/10/2021 10h41

Na segunda-feira (9), a Câmara Municipal delibera sobre três projetos de lei, com destaque para a proposição de Jairo Marcelino (PSD) que cria o Polo Gastronômico da Região Norte. Se a proposição (005.00250.2017 com o substitutivo 031.00080.2017) for aprovada pelo plenário, ruas comerciais nos bairros Ahú, Alto da XV, Bacacheri e Boa Vista passam a constituir o sexto polo gastronômico de Curitiba, ao lado das regiões especiais já criadas no Água Verde, Alto Juvevê, Avenida Salgado Filho, Santa Felicidade e Itupava.

No substitutivo, Jairo Marcelino elenca como parte do Polo da Região Norte a rua Mateus Leme (entre a rua Deputado Mario de Barros e a Rodovia dos Minérios), a avenida Anita Garibaldi (entre a rua Dr. Manoel Pedro e a rua Flávio Dallegrave), a rua Prefeito Erasto Gaertner (entre a rua Vereador Augusto Staben e a rua José Gulin), a rua José Gulin (entre a rua Prefeito Erasto Gaertner e a rua Doutor Alexandre Fleming) e a rua Itupava (entre a rua Nossa Senhora da Luz e a rua Almirante Tamandaré).

“O projeto objetiva dar mais incentivo ao comércio gastronômico dos bairros citados no projeto e adjacências, através de melhorias urbanísticas nas reformas e construções de calçadas, melhorias na iluminação pública e na segurança, entre outras ações”, justifica Marcelino. Ele alterou a proposta original a pedido da Comissão de Urbanismo, que requisitou ao vereador  para delimitar a abrangência do polo, antes abrangendo totalmente os bairros do Bacacheri, Cabral, Ahú, Hugo Lange, Bom Retiro e São Lourenço – sem especificar as vias (leia mais).

O Plano Diretor (lei municipal 14.771/2015) diz que os polos gastronômicos podem receber incentivos da Prefeitura de Curitiba, como a flexibilização de projetos de caráter provisório que utilizem o passeio; a autorização simplificada para eventos; a permissão simplificada para intervenções decorativas temporárias; a realização de treinamento e qualificação de mão de obra; a preferência para fechamento de ruas em datas comemorativas; e estudos para ampliação de linhas e horários do transporte coletivo.

Cidadania Honorária
No mesmo dia o plenário da Câmara vota indicação, feita pela vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), de Cidadania Honorária de Curitiba para a médica Mara Rejane Rodrigues Correa Segalla, natural de Quaraí, cidade do Rio Grande do Sul (006.00014.2017). Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, a homenageada é perita da Polícia Científica, médica no Hospital de Clínicas da UFPR, auditora na Associação Paranaense de Patologia e professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Completa a ordem do dia uma proposição do Professor Silberto (PMDB) que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Eurides Brandão (014.00054.2017). A instituição de ensino fica no bairro Cidade Industrial de Curitiba.