Projetos de alunos do Ensino Médio serão apresentados à Câmara de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/08/2024 09h00, última modificação 09/08/2024 09h21
Alunos do Colégio Medianeira serão recebidos pela Comissão de Direitos Humanos do Legislativo.
Projetos de alunos do Ensino Médio serão apresentados à Câmara de Curitiba

Em 2023, um primeiro grupo de alunos do Medianeira apresentou nove políticas públicas elaboradas dentro do projeto Itinerário Formativo “Observatório Político e Social”. (Foto: Arquivo/CMC)

Na próxima quarta-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) receberá uma turma de alunos do Colégio Nossa Senhora Medianeira, que vai apresentar aos vereadores e vereadoras da cidade uma série de políticas públicas que foram elaboradas dentro do projeto Itinerário Formativo “Observatório Político e Social”. O evento será coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel e acontecerá no auditório do Anexo 2, às 14 horas.

O Observatório Político e Social foi criado pelos docentes do Colégio Medianeira para compor o Novo Ensino Médio. Coordenado pela professora Gabriela Bortolozzo, o programa é direcionado aos estudantes que optam pelo estudo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) somados às linguagens. Ao todo, seis projetos e políticas públicas serão apresentados em uma sessão simulada no Legislativo.

O trabalho foi desenvolvido por 80 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os estudantes pesquisaram sobre a realidade curitibana e debateram possibilidades de melhorar a vida urbana para as pessoas/grupos sociais mais vulneráveis. Com os projetos prontos, eles elegeram os que serão apresentados à Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias da Câmara Municipal.

Após pesquisas e vivências em campo, os estudantes do Colégio Medianeira vão apresentar os seguintes projetos e políticas públicas: “Body Safe nas Escolas”; “Lei de Formação e Contratação de Voluntários como Mediadores Culturais para Imigrantes”; “Parolin Livre (Passe-Livre)”; implementação de medidas contra inundações na cidade de Curitiba; “Batendo Perna por Curitiba: Saúde Mental na Terceira Idade”; e “Juntos Somos Mais”, voltado à inclusão do ensino sobre múltiplas deficiências no Ensino Infantil e Ensino Fundamental.

Esta será a segunda vez que a CMC recebe alunos do colégio para a apresentação de projetos de lei construídos dentro do Itinerário Formativo “Observatório Político e Social”. Em agosto do ano passado, um grupo de 73 estudantes participou de uma agenda com a Comissão de Educação, Turismo, Cultura e Esporte, na qual nove propostas de políticas públicas foram entregues aos vereadores de Curitiba.

Restrições eleitorais