Polícia Civil vai receber homenagem na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2006 17h30, última modificação 11/06/2021 08h23
O delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azor Pinto, será homenageado nesta quinta-feira (14), na Câmara de Curitiba. O policial receberá diploma por representar a instituição, que comemora 153 anos de fundação. A sessão solene será às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco, conforme proposta do vereador Angelo Batista (PP).
A história da Polícia Civil começa no tempo do império. Em 1760, o rei de Portugal, D. José I, criou o cargo de Intendente Geral de Polícia da Corte e do Reino, com amplos poderes e ilimitada jurisdição. Nas vilas haviam os delegados e subdelegados do Intendente. Em 1871, o decreto imperial 4824 instituiu o inquérito policial. Em 1911, foi criada a Guarda Civil do Paraná, órgão incumbido de auxiliar na manutenção da ordem e segurança públicas.
A emenda constitucional número 3, de 1971, fixou a organização da Polícia Civil com carreiras funcionais, criando-se o Conselho e determinando o provimento da carreira de delegado de polícia por bacharel em Direito, aprovado em concurso público. A organização da Polícia Civil  surgiu com seu primeiro estatuto em 1974, regulamentando e estruturando o organismo.
Atual
Hoje, a Polícia Civil atende o público através das delegacias de Antitóxicos, do Consumidor, da Mulher, de Proteção ao Meio Ambiente e grupos Tigre e  Cope.  Também está organizada nos  departamentos da Corregedoria, Escola Superior, Funrespol, Instituto de Identificação e Sicride, Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas.