Polícia Civil recebe homenagem na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 15/09/2006 16h15, última modificação 11/06/2021 08h30
Os 153 anos de fundação da Polícia Civil do Paraná completados neste ano, receberam uma comemoração especial da Câmara de Vereadores de Curitiba, na noite desta quinta-feira (14). Em sessão solene proposta pelo vereador Angelo Batista (PP) e comandada pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB) coube ao delegado- geral da PC, Jorge Azôr Pinto receber o diploma honroso que reconhece o trabalho da instituição civil na cidade.
Azôr Pinto representou todo o quadro de policiais que prestam serviço à cidade e ao Estado, através das delegacias de Antitóxicos, do Consumidor, da Mulher, de Proteção ao Meio Ambiente e grupos Tigre e Cope, e ainda, pelos departamentos da Corregedoria, Escola superior, Funrespol, Instituto de Identificação e Sicride - Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas. A Polícia Civil do Paraná ainda atende a população pela Ouvidoria da Polícia.
Evolução
Ângelo Batista, também, presidente da Comissão de Saúde, saudou a instituição fazendo um retrospecto desde sua criação até os dias atuais, em que evoluiu e remodelou sua atividade investigativa. Destacou entre os departamentos, o Cope – Centro de Operações Policiais Especiais que acompanha e organiza a ação das unidades fixas e móveis na capital e Estado, e, também, para o Grupo Tigre – Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial criado em 90 que atua com estratégia e capacitação especial nos mesmos moldes da “swat” americana.
A diretriz governamental que possibilitou modernização, evolução e capacitação da instituição civil foi ressaltada por Azôr Pinto. Segundo o delegado-geral, “o 100% de êxito do serviço de inteligência da PC, através do Grupo Tigre tem salvado Curitiba da vexatória situação, dos grupos de crime organizado, registrada em outras cidades”. O que significa afirmar que “nossa cidade tem preservado sua qualidade de vida”, comentou o delegado, lembrando que o governo do Estado ultima a reestruturação das carreiras e já tem definido o novo índice salarial, que “só não é divulgado agora, por causa das eleições”.
Novas penitenciárias
O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Ferreira Delazari, afirmou que “a Polícia Civil tem se destacado como referência nacional, pelo nível de maturidade e profissionalismo que a projeta no cenário nacional”. Também falou sobre os novos núcleos, o de Repressão Contra Crimes Econômicos (NURCE) e o DIEP, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná. Mesmo com os avanços, o secretário reconheceu que ainda há questões para resolver como a superlotação carcerária. A esse respeito anunciou a construção de doze novas penitenciárias que devem ofertar mais de onze mil vagas, dobrando a capacidade atual. Lembrou também, que a mensagem já aprovada de reajuste salarial torna a PC do Paraná a segunda melhor paga do país, abaixo apenas de Brasília, cuja situação é diferenciada.
Ainda prestigiaram a solenidade o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel José Paulo Bettes; coronel Itamar dos Santos representando o prefeito Beto Richa; coronel Almir Porcides Junior, comandante do Corpo de Bombeiros e o coronel Gilberto Foltran diretor geral da Diretoria de Trânsito.