Podcast resgata mais de 100 anos de conflitos no transporte de Curitiba
Desde o século 19, nos primórdios do transporte público de Curitiba, existem conflitos. Ou eram os carroceiros que reclamavam que com o surgimento dos bondes de mulas perderiam fretes; ou era a tarifa que havia subido porque a alfafa que alimentava as mulas que puxavam os bondes também havia aumentado; ou eram os jornais cobrando uma atitude do poder público em relação aos fura bondes…
A história parece se repetir, na medida em que formas mais modernas de transporte vão surgindo ao longo do tempo. O Curitibacast desta semana fala sobre isso. É um bate-papo com a jornalista Fernanda Foggiato, da própria Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que há três anos – num momento em que a CMC mediava um embate entre taxistas e motoristas de aplicativo que queriam entrar no mercado do transporte individual – fez uma pesquisa histórica sobre o assunto.
Tem sugestões para o podcast da CMC? Diga num e-mail para curitibacast@cmc.pr.gov.br. Quer ver outras reportagens históricas, já publicadas no Nossa Memória, igual foi feito com a série sobre o transporte público de antigamente? Pede por e-mail. Ou comenta nas redes sociais marcando @CamaraCuritiba, que a gente anota e encaixa na fila de produção.
Como ouvir
No Anchor e no Radio Public é possível ouvir o podcast inteiro online, do celular ou computador. Para quem possui Spotify, é só buscar por Curitibacast para encontrar todos os episódios já gravados pela equipe de jornalistas da Câmara de Curitiba. Os assuntos são variados e tem novidade a cada 15 dias.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba