Plenário vota Semana de Conscientização sobre o Autismo

por Assessoria Comunicação publicado 24/03/2016 12h40, última modificação 06/10/2021 07h33

A “Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista” poderá ser instituída em Curitiba na véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. A Câmara de Curitiba vai votar, na sessão plenária desta quarta-feira (30), o projeto de lei de Pier Petruzzielo (PTB), que institui a data no calendário oficial de eventos da cidade.

A proposta (005.00228.2015) tramita em regime de urgência (leia mais) e sugere que a data seja realizada, anualmente, na semana do dia mundial de conscientização sobre o transtorno, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo é promover o debate e a reflexão em torno das dificuldades e do preconceito enfrentados pelas pessoas afetadas pelo autismo, por meio de eventos, palestras e seminários.

“No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com o espectro autista, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo”, explica o vereador. “No Brasil, é preciso alertar, sobretudo as autoridades e governantes, para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico, além de apoiar e subsidiar pesquisas”, completa.

Luta contra as hepatites
Na terça-feira (29), os vereadores votarão o projeto que institui a Semana de Luta Contra as Hepatites em Curitiba (005.00191.2015). Se aprovado, a data será comemorada, todos os anos, na quarta semana de julho. A ideia, de acordo com Chicarelli (PSDC), autor da matéria, é que a Prefeitura de Curitiba promova ações de prevenção, detecção e controle da hepatite viral e das doenças relacionadas (entenda).

“Existe um teste disponível no SUS [Sistema Único de Saúde] que pode ajudar a diagnosticar a doença e não é necessário que todas as pessoas façam, apenas os mais vulneráveis, ou seja, que fizeram transfusões antes de 1993 (quando não havia conhecimento do vírus), usuários de drogas, tatuados ou com piercing ou que fizeram sexo desprotegido”, exemplifica o parlamentar.

Na pauta, ainda será debatida em primeira votação, a inclusão dos Jogos Florais de Curitiba, tradicional competição de poesia, no calendário da cidade. A proposta (005.00268.2014) é do vereador Zé Maria (SD) e estabelece que a atividade siga o calendário consolidado pela seção paranaense da União Brasileira dos Trovadores – realizada a cada dois anos, com os três dias de encerramento coincidindo com a segunda semana de setembro (saiba mais).

Esses dois projetos retornam à ordem do dia de quarta, em segundo turno, antes de seguirem para sanção do prefeito Gustavo Fruet.

Confira a ordem do dia de terça e quarta.