Plenário vota projetos que exaltam o Rock como parte da cultura de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/12/2024 15h40, última modificação 06/12/2024 15h48
Ao todo, 8 propostas de lei serão votadas em primeiro turno na segunda-feira (9).
Plenário vota projetos que exaltam o Rock como parte da cultura de Curitiba

Curitiba poderá ser reconhecida como a “Cidade mais Rock And Roll do Brasil”. (Foto: Canva)

Além de votar a abertura de crédito suplementar para a construção de um novo CMEI e a reforma de uma escola da Regional Pinheirinho, na próxima segunda-feira (9), a Câmara Municipal vota outros 7 projetos de lei em primeiro turno. Entre eles estão duas matérias que visam exaltar o rock como parte importante da cultura local: a primeira institui o Dia do Rock no calendário de eventos da cidade, e a outra pretende reconhecer Curitiba como “a “Cidade mais Rock And Roll do Brasil”.

A data escolhida para comemorar o Dia do Rock, 13 de julho, remete ao icônico concerto beneficente "Live Aid" de 1985, realizado simultaneamente nos estádios de Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia. Esse evento reuniu algumas das maiores estrelas do rock da época, como Queen, U2, Led Zeppelin e David Bowie, para arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. O projeto que cria a data comemorativa é de autoria de Alexandre Leprevost (União).

Esse estilo musical é conhecido pela sua diversidade e, para celebrar o Dia do Rock, fãs ao redor do mundo organizam eventos, shows ao vivo, festivais e atividades para homenagear suas bandas e músicos favoritos. Muitas estações de rádio também dedicam o dia inteiro à reprodução de clássicos do rock e de novas faixas de artistas contemporâneos. “O rock é mais que um gênero musical. O rock é um estilo de vida, um pensamento e uma luta pela liberdade e pela igualdade social! Viva o rock!”, acrescenta Leprevost, na justificativa do projeto de lei (005.00161.2023).

Com o intuito de superar Brasília e a cidade do Rio de Janeiro como cenários conhecidos para quem curte o estilo musical, o plenário também deverá votar a proposta que declara Curitiba como a “Cidade mais Rock And Roll do Brasil” (005.00201.2023). O projeto é de autoria dos vereadores Bruno Pessuti (Pode), Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP), Herivelto Oliveira (Cidadania), Dalton Borba (PDT) e Rodrigo Reis (União), e foi protocolado a partir de uma sugestão cadastrada no Banco de Ideias Legislativas (BanLegis).

Quem buscou a CMC para declarar Curitiba a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil” foram Sabrina Matos e o músico Marcelus dos Santos, da banda Motorocker, cujos argumentos foram adotados pelos vereadores. “Brasília transformou, por lei, o rock brasiliense em patrimônio cultural do Distrito Federal. O Rio de Janeiro colocou o festival Rock in Rio no calendário oficial de eventos. São [fatos] relevantes, porém de menores proporções [que os feitos de Curitiba]”, dizem Matos e dos Santos, na sugestão. Clique aqui para conhecer os oito argumentos para que a cidade alcance este título.

Cidadania Honorária de Curitiba e homenagens póstumas

O plenário ainda vai deliberar sobre a concessão do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao ex-prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti (115.00015.2024). A homenagem foi apresentada por Leonidas Dias (Pode), que destaca, na justificativa, a trajetória do gestor, que é formado em Direito e especializado em Direito Público Administrativo e Constitucional. Natural da cidade vizinha, ele foi procurador-geral do município, antes de ser prefeito.

Bihl também comandou importantes pastas em âmbito estadual, a exemplo da vice-presidência do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) e da presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018.

Outras duas homenagens também estão na ordem do dia em primeira votação. A primeira, apresentada por Tico Kuzma (PSD), visa denominar um dos logradouros da cidade de Luiz Carlos Martins Gonçalves. Radialista, ele foi um dos mais renomados comunicadores de Curitiba e do Paraná, tendo falecido em julho deste ano, aos 75 anos (009.00020.2024). O outro projeto é de Osias Moraes (PRTB) e batiza um dos endereços da cidade ainda não nominados de Pastor Glicerio Gonçalves da Silva. Ele foi um dos precursores da evangelização cristã no Paraná e contribuiu com o crescimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Faleceu em 2007, aos 87 anos (009.00031.2020).

Utilidades Públicas Municipais serão votadas na segunda

A pauta da segunda-feira ainda inclui a deliberação em primeiro turno de duas Declarações de Utilidade Pública Municipal. A primeira é destinada ao Instituto de Inovação e Tecnologia Cidade Smart (014.00059.2024), entidade escolhida pelos vereadores Dalton Borba (Solidariedade) e Hernani (Republicanos). A segunda será concedida à ABC - Associação Amigas do Bem Curitiba (014.00048.2024), instituição indicada por Mauro Bobato (Pode).

Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades.

Se todos os projetos de lei mencionados nesta notícia forem aprovados em primeiro turno, ainda precisarão passar por uma segunda votação na sessão plenária do dia seguinte, antes de estarem prontas para sanção/promulgação. Confira as ordens do dia de segunda, terça (10) e quarta-feira (11).