Plenário vota demarcação de vaga de estacionamento

por Assessoria Comunicação publicado 15/05/2006 18h30, última modificação 09/06/2021 10h17
Projeto do vereador Jorge Bernardi (PDT) dispõe sobre a obrigatoriedade de vagas de emergência permanentes para estacionamento de veículos de socorro e de transporte escolar nas vias públicas. O assunto entra em pauta de votações na Câmara Municipal, esta semana.
A intenção de Bernardi é que haja locais para estacionamentos para esses veículos em frente de prédios com mais de cinco pavimentos; os residenciais sempre terão preferência na aplicação da lei se concorrerem com prédios mistos e comerciais. A idéia é estabelecer no mínimo uma e no máximo três vagas de emergência permanentes no trajeto de cada quadra.
Controle
Segundo Bernardi, os locais das vagas de emergência poderão ser alterados por conveniência técnica e para melhorar o sistema de interesse da comunidade. "Esse controle será exercido por mapeamento a cargo do Poder Executivo. Naturalmente, os órgãos de socorro (bombeiros, ambulâncias e responsáveis pelo transporte escolar, por exemplo) devem receber a remessa periódicas de cópias dos mapas".
“Ações de emergência, que por sua natureza, devem ser imediatas, se tornam inócuas pelas dificuldades de estacionamento adequado”, argumenta Bernardi na sua justificativa. “No caso inclusive de ônibus escolares, se mal estacionados podem facilitar atropelamentos dos estudantes”, completa.
O parlamentar acredita que a demarcação de vagas é método simples e não onera o poder público com custos elevados e salva vidas.