Plenário vota alterações no Conselho de Políticas sobre Drogas

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2011 18h30, última modificação 12/08/2021 09h55
Será votado na próxima segunda-feira (24) projeto de lei que altera dispositivos da lei que cria o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Curitiba (Comped). A proposta é de iniciativa do prefeito Luciano Ducci. A medida instaura a paridade entre o poder público e a sociedade civil na composição do conselho e ratifica o caráter deliberativo da instância, fixando que as conferências municipais sobre o tema serão realizadas a cada dois anos, entre outras alterações.
Antes de ir a plenário, a pauta foi discutida em audiência pública promovida pelo vereador Pedro Paulo (PT) e na Comissão de Segurança Pública, onde recebeu algumas emendas que serão votadas junto com o projeto.
Lixo
A Comissão Especial do Lixo vai se reunir na terça-feira (25), às 17h30, com a secretária do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, Marilza Dias. Os vereadores querem questionar o modelo proposto para o Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos de Curitiba (Sipar).
Em setembro eles conheceram um aterro sanitário de Paulínia que é considerado modelo no Brasil, pertencente à Estre Ambiental. A empresa trabalha com tecnologia de ponta importada de outros países para o reaproveitamento do lixo. Mesmo com todo o equipamento disponível, os diretores garantiram que é possível chegar a no máximo 60% de aproveitamento do lixo. A visita trouxe dúvidas quanto ao Sipar, já que o modelo está sendo proposto para reaproveitar 85% do lixo produzido pela capital e região metropolitana.
“Vamos questionar a secretária sobre o que vimos em São Paulo, já que as informações ficaram confusas”, disse o presidente da comissão, vereador Roberto Hinça.
Táxis
Na quinta-feira (27), a Comissão Especial dos Táxis vai se reunir com a população em uma audiência pública. Os parlamentares querem ouvir quais as necessidades dos usuários para acrescentar nas informações já coletadas sobre o assunto. Os trabalhos da comissão devem ser concluídos até novembro e entregues ao prefeito como sugestão para alteração da atual legislação.
Mais comissões
Na segunda-feira, a Comissão Especial da Copa se reúne na Sala das Comissões, às 11h. Às 13h30, inicia a reunião da Comissão de Saúde. Na terça-feira, a Comissão de Legislação vai se reunir às 13h30 para debater projetos em trâmite na Casa. Quarta-feira (26), a Comissão de Urbanismo tem encontro às 10h e Serviço Público, às 13h30.