CMC reconhece trabalho de funcionária com síndrome de Down
Mariana Palmieri de Oliveira recebe homenagem da CMC pelo trabalho no Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou cinco homenagens durante a sessão plenária desta segunda-feira (19). Em nome da Mesa Diretora, o presidente Tico Kuzma (Pros) agradeceu à servidora terceirizada Mariana Palmieri de Oliveira, de 34 anos, pelo seu trabalho na CMC. Mariana tem síndrome de down e é uma das recepcionistas do Legislativo.
Acompanhada de seus pais, Nanci de Santa Palmieri de Oliveira e Paulo Roberto Campagnoli de Oliveira, Mariana foi saudada em plenário pelos vereadores e demais servidores da CMC. “Ela demonstra gostar de suas atividades, buscando cumprir suas tarefas com responsabilidade, além de se relacionar bem com todos e uma “expert” em redes sociais!”, disse Kuzma, durante a atividade de valorização do corpo funcional da CMC.
Votos de congratulações
A CMC entregou votos de congratulações e aplausos ao padre Renaldo Amauri Lopes e ao Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, dirigentes de hospitais filantrópicos da capital. As indicações partiram dos vereadores Oscalino do Povo (PP) e Tico Kuzma (Pros), que destacaram os 25 anos de trabalho sacerdotal do padre Renaldo em prol da comunidade e do Pequeno Cotolengo (077.00420.2022); e do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), acerca dos 50 anos de ordenação do Frei Diamantino (077.00517.2022).
Oscalino e Kuzma destacam que o padre Renaldo dedica a sua vida aos que mais necessitam, seguindo os ensinamentos de São Luis Orione. Em 2016, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, maior honraria concedida pelo Município a pessoas não nascidas na capital. “Com muita satisfação, em conjunto com o vereador Kuzma, entrego os votos ao padre Renato. Seu trabalho social é um exemplo para todos nós e mostra o real significado do que é a caridade”, concluiu Oscalino. O Padre Renato já participou da Tribuna Livre, a convite dos vereadores, para prestar contas das atividades da entidade e pedir renovação do apoio da CMC.
Já o frei Dom Diamantino, nascido na cidade de Manteigas, em Portugal, foi ordenado padre em 1972 e nomeado o sexto bispo da diocese de Campanha em 1988. Ele foi eleito provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba em 2021. “Um português que se tornou brasileiro", festejou Sidnei Toaldo. "O trabalho [de Diamantino] modernizou e humanizou a nossa Santa Casa de Curitiba. Quero fazer essa homenagem pelos seus 50 anos de ordenação”, disse Toaldo.
Valorização do comércio
No pequeno expediente, Sidnei Toaldo (Patriota) também outorgou votos de congratulações e aplausos ao Bar Beca, pelos 35 anos de fundação. Ele destacou que o Bloco Esportivo Capão da Amora é participante da suburbana desde a década de 1960, revelando grandes craques que brilharam no futebol paranaense (077.00518.2022).
“Os Irmãos Dias fazem a gente se sentir em casa e valorizam o comércio da nossa Curitiba”, disse Toaldo. Estavam presentes os proprietários João Batista, Diego Dias Batista, Osvaldo Dias Batista, Rubens Batista e José Dias Batista, além dos amigos José Francisco Cunha e Álvaro Cesar Oliveira.
Guarda Municipal
Tico Kuzma entregou, nesta segunda, o diploma de votos de congratulações e aplausos para Luiz Carlos Diniz, pelos 34 anos de serviços prestados à cidade como Guarda Municipal (077.00509.2022). “Ele se aposentou em novembro e fez parte da primeira turma de guardas municipais formada em 1988. Seu trabalho sempre foi feito com muita competência e humanidade”, homenageou o vereador, lembrando o apoio do homenageado ao esporte amador de Curitiba.
Confira mais fotos da sessão plenária no Flickr da CMC:
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba