Plenário lotado na homenagem à professora
A sessão solene para homenagear Eunice Zacharow com o título de Vulto Emérito, nesta segunda-feira (24), lotou o plenário da Câmara de Curitiba, reunindo familiares, funcionários e integrantes de programas sociais criados pela professora. A proposta atendeu iniciativa da vereadora Mara Lima (PSDB), em cerimônia dirigida pelo segundo vice-presidente do Legislativo, vereador Zé Maria (PPS).
Ao saudar a homenageada, Mara Lima discorreu sobre seu currículo, destacando sua formação na Faculdade de Educação Musical do Paraná e Escola de Belas Artes e dedicação à vida acadêmica na Universidade Federal do Paraná, Embap e Faculdade de Artes do Paraná.
Voluntariado
Há quase 20 anos, a professora lidera o serviço de voluntariado do Hospital Evangélico, hoje com mil pessoas. A instituição mantém duas creches que atendem a 200 crianças e desenvolve diversos projetos como o de suporte pedagógico às crianças internadas, sócio-recreativo, arte e saúde. Fora da unidade de saúde os cerca de 50 grupos de apoio fazem trabalhos manuais, como costura, tricô e crochê para doação de enxovais a mães carentes, confeccionam materiais para curativos usados no pronto-socorro, ambulatórios e centros cirúrgicos.
Também promove eventos beneficentes como campanha do cobertor, do agasalho, alimento, brinquedos, venda de cartões de Natal, tudo para melhorar o atendimento dos pacientes internados nos 680 leitos. O Evangélico atende metade de todas as emergências de Curitiba e região, sendo que 80% dos serviços prestados são gratuitos, cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuições e serviços dos voluntários. São mil atendimentos ambulatoriais e 110 cirurgias por dia, além dos 15 mil atendimentos a queimados por ano.
Dedicação
Ao agradecer a honraria, Eunice Zacharow destacou “o trabalho dos colaboradores, parceiros, profissionais de saúde e funcionários, que, com dedicação, salvam vidas e levam conforto e esperança aos necessitados”. Comentou, ainda, a importância da cumplicidade e incentivo que sempre recebeu do marido, André Zacharow, da filha Tatiane e dos pais para atuação no voluntariado.
Prestigiaram a solenidade, entre outros, a supervisora do Distrito Sanitário Pinheirinho, Denize Graezer Fernandes; o presidente da sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba, André Zacharow; o administrador da Regional do Cajuru, Cezário Ferreira Filho; a superintendente de saúde da Sociedade Evangélica de Curitiba, Edimara Seegmuller; o vice-presidente da Associação Médica Brasileira, Jurandir Marcondes Ribas Filho, Cassiane Mari Stinghen, da Fundação de Ação Social (FAS), e o major Maurício Aliski, do Corpo de Bombeiros.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba