Plenário aprova Festa de Jesus das Santas Chagas no calendário oficial
Neste ano, as festividades vão do dia 23 ao dia 29 de setembro. (Foto: Divulgação/Associação Evangelizar é Preciso)
Chegando na sua nona edição em 2024, a Festa de Jesus das Santas Chagas será incluída no calendário oficial de Curitiba. Nesta terça-feira (17), a Câmara de Vereadores decidiu, em primeira votação, tornar o evento oficial. Foram 22 votos “sim” e uma abstenção. A festividade é realizada anualmente em setembro e reúne devotos católicos no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas. Neste ano, a programação começa na próxima segunda-feira (23).
De acordo com o projeto de lei, desde 2016, o evento tem reunido milhares de peregrinos, romeiros e devotos de todo o Brasil, entre outros países, no centro da capital. Desde aquele ano, mais de 260 mil pessoas já passaram pela cidade em devoção a Jesus das Santas Chagas. A festa dedicada a Jesus das Santas Chagas é promovida pela Associação Evangelizar é Preciso, em parceria com o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Neste ano, as festividades vão do dia 23 ao dia 29 de setembro.
Com programação religiosa e cultural, o evento está entre os principais destinos de encontros católicos do país. Junto aos curitibanos, a Festa de Jesus das Santas Chagas reúne devotos do Paraguai, Estados Unidos, Portugal, França, México e Argentina. “Durante a festa, na programação religiosa, o público vive momentos de homenagens e graças às bênçãos de Jesus das Santas Chagas, com condução especial do Padre Reginaldo Manzotti”, disse o vereador Tico Kuzma (PSD), um dos autores do projeto. (005.00050.2024).
Ao plenário, o vereador lembrou que em 2023, na sua oitava edição, o evento reuniu mais de 50 mil pessoas, vindas de caravanas de diferentes estados. Mesmo durante a pandemia, relembrou ele, a Festa de Jesus das Santas Chagas foi realizada, com restrições. A matéria foi elogiada por Pastor Marciano Alves (Republicanos) e Marcos Vieira (PDT), além de Oscalino do Povo (PP) e Sidnei Toaldo (PRD), coautores da proposta. Todos ressaltaram a importância do evento para Curitiba, em especial para o turismo religioso da cidade, com a movimentação da economia local.
Além de Kuzma, Oscalino e Toaldo também assinam a iniciativa: Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (Republicanos), Mauro Bobato (PP), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (PL), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD), Tito Zeglin (MDB) e Zezinho Sabará (PSD). A votação foi acompanhada por Geovana de Medeiros, coordenadora de eventos da Associação Evangelizar é Preciso. Com a aprovação da proposta, a inclusão da festa católica retorna à pauta de amanhã, quarta-feira (18), em segundo turno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba