Plenário confirma Semana do Pinhão e mais dois projetos
Amplamente discutido na sessão plenária de ontem na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o projeto do vereador Mauro Bobato (Pode) que institui na capital a Semana do Pinhão (005.00152.2018) foi confirmado com 27 votos favoráveis, em segunda votação, nesta quarta-feira (22). A ideia é que a data seja comemorada anualmente na primeira semana de junho. Complementando o que disse ontem, o autor do projeto mencionou o decreto municipal 986/2017 que suspendeu a emissão de autorizações de supressão ou corte de araucárias, como também a execução do corte de “Araucaria angustifolia”, de ocorrência isolada ou no interior de bosques, no Município de Curitiba, com exceção das situações devidamente comprovadas de utilidade pública, interesse social, em situações de risco a vida ou ao patrimônio, ou quando inexistir alternativa técnica e locacional à ocupação pretendida.
Bobato declarou que vai ingressar com um pedido de informações à prefeitura quanto ao número de cortes autorizados durante a gestão passada. Bruno Pessuti (PSD) lembrou que a araucária remonta ao período jurássico, ou seja, são plantas que conviveram com os dinossauros há 300 milhões de anos. Ele destacou o livro do pesquisador José Álvaro Carneiro que relatou o desmonte e a remontagem de uma araucária paranaense em Paris, ato que serviu para mostrar a importância desse vegetal para a construção civil.
Com 33 votos positivos, foi aprovado o projeto que autoriza a Prefeitura de Curitiba a vender um terreno no bairro Batel, de 48,4 m², para a empresa Luxor Administração e Participações Ltda. O lote foi avaliado por R$ 92 mil (005.00135.2018). Também aprovada foi a proposição de Katia Dittrich (Solidariedade) que concede a Cidadania Honorária da capital ao médico veterinário Alexander Welker Biondo (006.00002.2019), que já esteve à frente do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba