Plenário confirma propaganda de bebidas alcoólicas no carnaval
A Câmara Municipal aprovou três projetos em segundo turno na sessão desta terça-feira (8), dentre eles o que autoriza a propaganda de bebidas alcoólicas no carnaval de Curitiba. De iniciativa do vereador Beto Moraes (PSDB), a proposição (005.00084.2017) foi acatada com 22 votos favoráveis e agora depende da sanção do prefeito Rafael Greca para se tornar lei.
A matéria altera o parágrafo 3º do artigo 7º da lei municipal 14.156/2012, que declara o carnaval de Curitiba como festa oficial da cidade. Apesar de liberar a propaganda das bebidas alcoólicas, o projeto mantém a proibição à publicidade de cigarro e demais fumígenos. Para Beto Moraes, são conhecidas as dificuldades que as escolas de samba enfrentam para realizar os desfiles. “Com o patrocínio privado, o dinheiro público que seria destinado ao carnaval poderia ser investido em outras prioridades, como creches”, defendeu no debate em primeiro turno, nessa segunda-feira (7).
De Thiago Ferro (PSDB), os vereadores aprovaram, com 24 votos favoráveis, a Cidadania Honorária de Curitiba ao bispo Robson Rodovalho, fundador e presidente do Ministério Sara Nossa Terra (006.00006.2017). Ex-professor, ex-deputado federal e autor de cerca de 70 obras, como “Ciência e Fé – O Reencontro pela Física Quântica”, ele atualmente se dedica à igreja (leia mais).
O plenário ainda confirmou, também com 24 votos favoráveis, a mensagem do prefeito para alterar a lei municipal 9.804/2000, que criou unidades de conservação públicas e privadas na idade. O projeto (005.00187.2017) inclui na norma os Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBUs), que deverão ter no mínimo 70% de vegetação do bioma floresta com araucárias (saiba mais). Essas áreas não poderão ser suprimidas ou reduzidas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba