Plenário avalia projeto que institui a Semana do Brincar
Com pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Educação e Serviço Público, o projeto de lei que institui em Curitiba a celebração da Semana do Brincar será analisado pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba. O projeto é do vereador Goura (PDT) e sugere que a semana que englobar a data de 28 de maio (Dia Mundial do Brincar) tenha atividades que fomentem na sociedade a reflexão sobre a infância (005.00317.2017, com emenda 034.00070.2017).
Para Goura, o objetivo da proposição é “sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de todas as idades, culturas, condições físicas e mentais, fomentando a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados”. “A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras finalidades mais importantes”, pondera o parlamentar.
“Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, tais como correr e pular, e aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora”, defende Goura no texto de justificativa. O projeto cita a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Declaração dos Direitos da Criança, que em seu princípio 7º declara que “a criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito".
Na pauta de segunda-feira também está, para primeira votação, a declaração de utilidade pública para a Associação de Moradores da Vila Accordes (014.00015.2017, com substitutivo geral 031.00066.2017 e emenda modificativa 036.00011.2017). A associação representa moradores de uma comunidade do Pinheirinho, e a proposição é do vereador Zezinho Sabará (PDT).
Visita
Está prevista, nesta segunda-feira (19), a visita da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. Ela vai apresentar as conclusões da revisão do contrato da prestação de serviços da Sanepar e o município de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba