Plenário avalia criação da política municipal de turismo

por Assessoria Comunicação publicado 28/09/2012 16h40, última modificação 03/09/2021 09h12
A criação da política municipal de turismo, com foco na gestão sustentável, está na pauta da Câmara de Curitiba na próxima semana. A mensagem do Executivo que apresenta diretrizes à atividade passa por análise em plenário, em primeiro turno, na segunda-feira (1°). A segunda votação está prevista para terça (2).
Segundo a matéria, a cidade recebeu 3,6 milhões de turistas em 2011. O fluxo é 63% superior ao registrado em 2005 e 16% maior em relação a 2009. Dados da prefeitura apontam, também, para um aumento do gasto diário de quem viaja a Curitiba, calculado no ano passado em US$ 97,26. O texto fixa a conceituação da atividade turística e determina objetivos, princípios e instrumentos do segmento, com a proposta de fomentar a economia local, gerar benefícios à população e minimizar os impactos negativos.
A política municipal de turismo criaria procedimentos formais para a prefeitura apoiar diretamente a realização de feiras, exposições, congressos e eventos internacionais. Na outra ponta da cadeia produtiva, o documento também prevê alocação de recursos em atividades de expressão cultural e animação turística; a integração com outros municípios, para ampliar “a retenção e prolongamento do tempo de permanência do turista”, e a realização de ações de prevenção e combate ao “mau turismo”, associado a abusos de natureza sexual, dentre outros.
O Conselho Municipal de Turismo é apontado como um dos instrumentos para o desenvolvimento do setor. O órgão disponibiliza aos turistas e à população oito postos de informações turísticas, alguns mantidos em parceria com instituições privadas. Em 2011, foram contabilizados 124,754 mil atendimentos. Em comparação a 2005 e a 2009, o crescimento foi de, respectivamente, 89% e 39%.
“O monitoramento da atividade é crucial para identificar se o turismo está sendo estimulado de forma a promover o desenvolvimento”, justifica a proposição. “Para posicionar Curitiba como um destino indutor do turismo regional, com características favoráveis para o desenvolvimento da atividade turística, aliado à qualidade dos serviços, infraestrutura urbana e turística, capazes de atrair visitantes brasileiros e estrangeiros, há uma aproximação entre o setor público e privado, que, com a criação de uma política municipal específica, terão uma diretriz principal de condução capaz de desenvolver a atividade minimizando esforços isolados, garantindo a gestão sustentável do turismo em Curitiba.”