Plenário aprova criação do Dia da Memória Tropeira em Curitiba
Passará a ser comemorado anualmente, em Curitiba, o Dia da Memória Tropeira. A data escolhida é 19 de setembro, em alusão à conclusão oficial do primeiro caminho das tropas no Brasil, conforme documentação histórica registrada na Câmara Municipal. Aprovado em primeiro turno nesta terça-feira (25), o projeto 005.00063.2014, que insere o Dia da Memória Tropeira no calendário de eventos do município, é de autoria do vereador Jorge Bernardi (PDT).
“No dia 19 de setembro de 1730, essa Casa recebeu o comunicado que estava pronta a rota tropeira que ligaria Laguna a São Luiz do Purunã – 100 anos antes da Revolução Farroupilha. Foi o primeiro caminho aberto no Brasil, e que permitiu a colonização do Sul do país, após três anos de construção”, justificou, na tribuna, Jorge Bernardi.
O plenário aprovou, junto com o projeto de lei, uma emenda de caráter técnico, que ajustava a redação da iniciativa (033.00013.2014). A proposição volta à pauta desta quarta (26), para votação em segundo turno, antes de ser enviada para a sanção do prefeito Gustavo Fruet (PDT). “Por Curitiba ter sido a primeira cidade do Brasil a saber da conclusão do caminho tropeiro, atividade que duraria 240 anos, é que propusemos ser comemorada a memória tropeira no dia 19 de setembro”, defendeu o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba