Plenário aprova criação da Semana Municipal da Saúde Bucal

por Assessoria Comunicação publicado 18/10/2016 11h50, última modificação 08/10/2021 11h11
Com 27 votos favoráveis, os parlamentares de Curitiba aprovaram a criação da Semana Municipal da Saúde Bucal, nesta terça-feira (18), a ser realizada anualmente na semana que contemple o dia 25 de outubro (Dia Nacional do Cirurgião Dentista). De autoria do vereador Chicarelli (PSDC), a proposição tinha sido adiada há seis sessões plenárias por haver dúvida sobre a existência de leis similares (005.00034.2016, com substitutivo 031.00022.2016).

“O vereador Aldemir Manfron [PP] já tinha legislado sobre assunto semelhante, mas nós checamos e o projeto foi arquivado no fim do mandato”, comentou Chicarelli, referindo-se à proposição que criava normas para a higiene bucal nas escolas (005.00044.2011). Também defendeu que a Semana da Saúde Bucal não concorre com outra data especial, definida pela lei municipal 12.275/2007, de autoria do vereador Aladim Luciano (PV), que trata objetivamente da prevenção ao câncer bucal.

“A saúde começa pela boca”, argumentou Chicarelli, “pois desde uma simples doença até uma enfermidade do coração podem, sim, estar relacionadas a uma saúde bucal inadequada”. Na Semana da Saúde Bucal, as escolas da rede municipal deverão realizar atividades de conscientização dos alunos, visando a preservação dos dentes e prevenção de doenças. Jorge Bernardi (Rede) elogiou o trabalho do autor: “você honra a classe dos cirurgiões dentistas”. Tito Zeglin (PDT) frisou que a aprovação nesta semana era oportuna, “pois hoje é Dia do Médico e amanhã é Dia do Dentista”.

Logradouro público
Também em votação unânime, os vereadores de Curitiba aprovaram a indicação de Moacyr Visinoni para a denominação de um logradouro público da cidade (009.00022.2016). A proposição, de autoria do vereador Jorge Bernardi, recebeu 25 votos favoráveis. O homenageado foi da direção do Lions Club de Curitiba, vice-presidente do Tattwa Sagrada Família, associado do Centro Espírita “Mensageiro da Paz”, e vice-presidente do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri.  

Natural do interior do Paraná, explicou Bernardi ao plenário, Visinoni começou sua vida profissional como balconista e depois trabalhou no Banco do Brasil. “Para além do trabalho prestado, o homenageado foi agraciado com títulos e condecorações de toda a ordem, nacionais e internacionais, como a Comenda com Medalha de Honra, outorgada pela Prefeitura da cidade de Rovetta na Itália; o Prêmio Cidade de Curitiba, outorgado pela Câmara Municipal de Curitiba; e a Comenda da ordem do Mérito D. Pedro I, a maior honraria prestada a um maçom”, relatou.

O plenário também confirmou neste terça, em segundo turno, a declaração de utilidade pública ao Instituto Princesa Benedikte (014.00004.2016). Proposta por Paulo Salamuni (PV), a titulação auxiliará a entidade, que desde 2010 apoia ações de proteção e abrigo de crianças em situação de risco e abandono.