Plenário analisa redação final de incentivo à doação de sangue

por Assessoria Comunicação publicado 14/09/2012 16h45, última modificação 03/09/2021 08h56
O plenário da Câmara Municipal volta a analisar, na próxima segunda-feira (17), o projeto de lei que institui um programa municipal de incentivo às doações de sangue, com a concessão de um dia de folga ao servidor que aderir à iniciativa. Devido à aprovação de emenda na discussão em segundo turno, a matéria passa por votação da redação final antes de seguir para a sanção do prefeito.
A proposta também prevê a realização, pelo município, de campanhas de estímulo à doação de sangue em suas secretarias, autarquias e fundações. Para garantir a folga, o funcionário público deverá apresentar comprovante da doação, emitido pelos bancos de sangue e instituições de saúde. Já a emenda aprovada restringe a 10% dos servidores de cada repartição, diariamente, a participação no programa.
A dispensa do servidor público para a doação de sangue já é uma prerrogativa de lei federal, que vai ganhar reforço municipal. Ainda na próxima semana, na terça-feira (18), entra em debate texto que propõe a inclusão do Hana Matsuri, o Festival das Flores, no calendário oficial de eventos de Curitiba. A festa é realizada anualmente, em abril, e celebra o nascimento de Siddhartha Gautama, o primeiro Buda (Shakyamuni), segundo a tradição do budismo japonês.