Plenário acata cidadania honorária ao prof. Yuan Jinyun, da UFPR
Na manhã desta terça-feira (15), o plenário da Câmara Municipal aprovou quatro projetos de lei votados em segundo turno. Um deles, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PTB), homenageia com o título de cidadão honorário de Curitiba, com 29 votos favoráveis, o doutor Yuan Jinyun, professor de matemática da Universidade Federal do Paraná desde 1996 (006.00005.2017). “É importante homenagear pessoas que merecem”, disse Pier, “e o professor Yuan é merecedor. Chinês, estabelecido em Curitiba, é um dos mais respeitados nomes do ensino da matemática no país”.
Nascido na vila rural de Tangliu (China), Jinyun é mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Sudeste de Nanjing, doutor em Matemática aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pós-doutor em Matemática Computacional pela Stanford University (EUA). Chegou ao Brasil em 1991 e, dois anos depois, tornou-se professor visitante no Departamento de Matemática na Universidade Federal do Paraná (UFPR), do qual hoje é professor titular.
“Seria impossível ler todos os itens que compõem o currículo do professor Jinyun, mas destaco que em 2000 ele foi um dos principais agentes para fundação do curso de Bacharelado de Matemática Industrial da Universidade Federal do Paraná, que foi pioneiro no país. Em 2001, implantou o curso de mestrado em Matemática Aplicada da Universidade Federal do Paraná e o curso de doutorado em Matemática e Matemática Aplicada”. Professor Euler corroborou as palavras de Pier e também saudou o homenageado.
Outro projeto aprovado em segundo turno, com 31 votos favoráveis e 1 contrário de Professora Josete (PT), foi o que institui o programa Adote uma Escola (005.00175.2017 com o substitutivo 031.00043.2017), de Geovane Fernandes (PTB). A proposta é para que pessoas jurídicas doem materiais ou prestem serviços estruturais nos equipamentos da rede municipal de educação, mediante contrapartida do Poder Executivo.
No caso dos Centros Municipais de Atendimento Especializado (CMAEs) e Faróis do Saber, o texto prevê que a empresa explore espaço publicitário no equipamento público “adotado”. Para as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), caberia regulamentação da Prefeitura de Curitiba para definir como será a contrapartida (leia mais).
Também foi aprovado – com 28 votos positivos e 1 abstenção de Goura (PDT) – o projeto de Thiago Ferro (PSDB) que inclui no Calendário Oficial do município a Semana Cultural (005.00169.2017), evento que antecede a Marcha para Jesus. Ele retornou à pauta depois de um pedido de adiamento do próprio autor. O projeto foi aprovado em primeiro turno no dia 12 de junho. Na defesa do projeto, Ferro argumentou que a “intenção é a disseminação cultural através da música, teatro, dança, gastronomia, realização de palestras, workshops e ações sociais, como o apoio ao tratamento de dependentes químicos, de sustentabilidade, ao incentivo à coleta de descartáveis, ao plantio de árvores” (leia mais).
O projeto de Mestre Pop (PSC) que denomina de Geraldo Vargeniak Kornatzki, um dos logradouros públicos da Capital (009.00020.2017) obteve aprovação do plenário com 24 votos positivos. O homenageado tornou-se educador social pela Prefeitura de Curitiba, atuando pela Casa do Piá, primeira unidade de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco. Também passou pelo SOS Criança e pela Casa do Piá II.
Todos os projetos aprovados em segundo turno pelo plenário da Câmara agora vão à sanção do prefeito Rafael Greca.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba