Playing For Change pode ser incluído no calendário oficial de Curitiba

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 20/03/2024 07h50, última modificação 20/03/2024 07h50
Em Curitiba, o evento ocorre há 11 anos, com o intuito de manter os programas educacionais do Instituto Playing for Change.
Playing For Change pode ser incluído no calendário oficial de Curitiba

Instituto Playing for Change aposta na cultura e na educação como agentes de transformação social. (Foto: Divulgação)

O Playing For Change começou como um documentário produzido pela rede americana de TV PBS em 2011. Hoje o projeto se espalhou pelo mundo promovendo a celebração da música, com apresentações artísticas e musicais em praças, parques, bares e escolas de diversos países. E, se depender de um projeto de lei, de autoria do vereador Dalton Borba (PDT), apresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a atração será fixada no calendário oficial de eventos da cidade e realizada todos os anos.

O propósito do Play For Change é mostrar a importância da música como agente transformador da sociedade. O documentário é inspirado pela paixão do artista Roger Ridley e do produtor musical Mark Johnson pela música. Juntos, eles começaram a unir artistas de rua de vários países para que eles tocassem pela paz. “Trata-se de um movimento global que usa a música e as artes para promover a cultura da paz e mudanças positivas no planeta”, justifica Dalton Borba (005.00021.2024).

O objetivo é fazer com que as crianças das comunidades onde o Play For Change está inserido se desenvolvam em harmonia, crescendo em um ambiente que inspire paz, música e aprendizado”, acrescenta o autor do projeto de lei. A proposta tem como objetivo proporcionar momentos de diversão, cultura e de confraternização para toda a sociedade, além de impulsionar a economia local. O projeto sugere o mês de setembro para a realização do evento.

Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Conheça o Instituto Playing For Change

No Brasil, a sede do Instituto Playing For Change está localizada em Curitiba, no bairro Cajuru, juntamente com a Associação de Moradores – Moradias Cajuru. O Instituto foi criado em 2015 e atende mais de 140 crianças/adolescentes de 7 a 21 anos que participam de oficinas culturais e artísticas, além do ensino da língua inglesa, em contraturno escolar. O Instituto ganhou em 2023, a Declaração de Utilidade Pública, lei 16.223/2023.

O projeto desenvolve um trabalho voltado à socialização e instrução das crianças e adolescentes, e busca fortalecer as relações entre a comunidade e as famílias atendidas, direta ou indiretamente, sempre dando importância ao desenvolvimento dela e fomentando a economia local.

O Instituto aposta na cultura e na educação como agentes de transformação social para melhorar a vida de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social e econômica. O projeto, que já atendeu mais de 2 mil crianças no mundo, usa a música como ferramenta de inclusão e transformação social para atingir a vida desses jovens e fazer com que eles possam crescer numa realidade mais justa e menos desigual, cercada por um ambiente de paz e de criatividade, tendo a arte como fonte de inspiração e aprendizado. 

Entenda o caminho desse projeto de lei até a votação na Câmara de Curitiba

Protocolado no dia 27 de fevereiro, o projeto inicialmente receberá a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara de Curitiba. Em seguida, será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a única com a prerrogativa de arquivar uma proposta de lei. Se acatada, a iniciativa será discutida por outros colegiados permanentes da Casa, indicados no parecer da CCJ conforme o tema em pauta. Não há um prazo estabelecido até a votação pelo plenário.

O teor dos projetos de lei é de responsabilidade de cada mandato parlamentar. A divulgação deles pela CMC faz parte da política de transparência do Legislativo, pautada na promoção do debate público e aberto sobre o trabalho dos vereadores. Atenta ao princípio constitucional da publicidade, a Diretoria de Comunicação Social segue a instrução normativa 3/2022.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques