Planos de carreira, narcoestado e mais notas do dia 15 de agosto

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 15/08/2023 11h40, última modificação 15/08/2023 11h53
Pronunciamentos, requerimentos, registros, visitas à Câmara de Curitiba e outros conteúdos do plenário.
Planos de carreira, narcoestado e mais notas do dia 15 de agosto

Notas da sessão plenária de 15 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Planos de carreira*
 “Tenho recebido muitas mensagens para que as demandas desses servidores sejam atendidas. É importante deixar claro que estamos empenhados para buscar as melhores condições para estas carreiras”, prometeu Rodrigo Braga Reis (União). Os projetos de lei da Prefeitura de Curitiba já estão aptos à votação em plenário, mas os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sinalizaram que isso só acontecerá depois de uma nova rodada de negociação com os sindicatos. “Que todos os servidores se sintam à vontade em questionar. Tenho certeza de que cada vereador desta casa está empenhado em tentar, junto ao Executivo, a melhor negociação possível”, finalizou. 

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

“Narcoestado”*
Eder Borges (PP) ocupou a tribuna da CMC para repudiar a retomada do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que poderá liberar a compra de maconha em pequenas quantidades apenas para uso pessoal. “Vivemos em um país onde o Judiciário manda prender, manda soltar e ainda legisla. Estamos vivendo em um narcoestado”, declarou. O parlamentar ainda registrou os problemas que as drogas causam na saúde dos jovens. “O que chama a atenção é que meios de comunicação de nosso país defendem os traficantes. Assim vamos criando uma nação de drogados e zumbis, como vemos no centro de Curitiba”, frisou Borges.

Sessão solene*
A CMC aprovou nesta terça-feira (15) o requerimento de iniciativa dos vereadores Pier Petruzziello (PP) e Angelo Vanhoni (PT), para Sessão Solene que celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (061.00051.2023). “Fico honrado e agradeço ao vereador Angelo Vanhoni por ter me dado a oportunidade de estar junto a ele nesta pauta tão importante que é a área da pessoa com deficiência”, disse Petruzziello. Já o vereador Vanhoni destacou ser “uma oportunidade única” realizar essa celebração. “Fui vítima da poliomielite ainda com um ano de idade. Trabalho em prol dessas pessoas, muito avançamos nessa área de inclusão, no entanto muito trabalho ainda tem que ser feito”, destacou. A sessão solene ocorre no dia 18 de setembro, às 19h, no Palácio Rio Branco.

Vigilância*
Mauro Ignácio (União) pede informações à Prefeitura de Curitiba sobre os valores gastos anualmente com empresas de vigilância privada para a proteção de munícipes (062.00617.2023).

Educação no trânsito*
Informações sobre as atividades e ações educativas desenvolvidas nos termos da lei 14.412/2014, que dispõe sobre a política municipal de educação para o trânsito, fazem parte do pedido do vereador Nori Seto (PP) à Prefeitura de Curitiba (062.00618.2023).

Professores e regularização*
Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro pede informações sobre o número de professores e profissionais de apoio para estudantes de inclusão (062.00621.2023); enquanto o segundo solicita informações sobre o Programa Fala Curitiba, em específico a regularização fundiária em áreas do município (062.00622.2023).

Ponte*
O vereador Mauro Ignácio (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o projeto e o cronograma para execução de substituição de ponte, no bairro de Santa Felicidade (062.00619.2023).

Hospital*
Informações sobre o andamento do projeto de construção do novo Hospital do Bairro Novo fazem parte do pedido do vereador Marcos Vieira (PDT) à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento e à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) (062.00620.2023).

Registro da sessão*
Foi registrada a presença em plenário, de Marcos André Ferreira do Nascimento, recepcionado pelo vereador Mauro Bobato (Podemos). O vereador Ezequias Barros (PMB), registrou a presença, do Pastor Fabiano Lisboa. Já o vereador Oscalino do Povo (PP) recebeu em plenário a visita de Célia de Oliveira, Pedro Henrique, Jessica Ferreira e Cleiton Chaves.

Minuto de silêncio*
O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) lamentou em plenário o falecimento de Adriana Luiza Alves, popularmente conhecida como Pimenta, ocorrido nesta terça-feira (15). Em sua homenagem, o plenário observou um minuto de silêncio, que também registrou o passamento de Clair Flora da Rosa (registrado por Ezequias Barros, PMB).

Nota de pesar*
A vereadora Noemia Rocha (MDB) manifestou seu pesar pelo falecimento de Elza Moreira Erdman, aos 81 anos, ocorrido no último domingo (13) (078.00042.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques