Plano Diretor volta a ser debatido quinta-feira na CMC
Na próxima quinta-feira (7), a Câmara Municipal realiza uma nova audiência pública para debater aspectos da revisão do Plano Diretor de Curitiba. O evento discutirá como melhorar a mobilidade urbana e o transporte coletivo na cidade para os próximos 10 anos. Organizada pela Comissão de Urbanismo, a atividade começa às 14 horas, no auditório do Anexo II, e é aberta ao público.
A audiência será o quinto encontro, de um total de 17, que serão realizados pelos vereadores até novembro. O objetivo é reunir informações para a redação do projeto de revisão do Plano Diretor. O texto será elaborado pela Prefeitura de Curitiba e encaminhado para votação até o final do semestre. A revisão do Plano Diretor começou no dia 15 de abril, com um fórum de discussões.
Além dos debates públicos, a Comissão de Urbanismo está promovendo, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, grupos de estudo mensais. O calendário das reuniões pode ser encontrado no Facebook, no grupo “Plano Diretor Curitiba 2014”, onde também são compartilhados documentos e links com exemplos de boas práticas em todo o planeta. Informações também podem ser encontradas aqui, na página criada pela comissão para acompanhar a revisão do plano.
Programação até novembro
De acordo com a programação oficial, até novembro a Câmara de Curitiba vai promover mais sete audiências públicas. Depois do debate sobre mobilidade e transporte, o tema, no dia 21, será “habitação de interesse social e regularização fundiária”. No dia 4 de setembro, a audiência da revisão do Plano Diretor vai debater a “paisagem urbana, uso do espaço público e as áreas de lazer e esporte”.
No dia 18 de setembro, o assunto é a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em outubro, serão debatidas “segurança, defesa social e cidades digitais”, no encontro do dia 9; e “uso do solo, zoneamento urbano e estudo de impacto de vizinhança”, no dia 23. A décima e última audiência pública será em 6 de novembro, com o tema “planos regionais e setores especiais”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba