Plano Diretor de Curitiba em foco no Tribuna Livre do CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 23/05/2024 07h05, última modificação 23/05/2024 09h51
Para falar do arcabouço legislativo que orienta o futuro da ocupação territorial das cidades, a vereadora Amália Tortato trouxe como convidado o engenheiro civil Gustavo Taniguchi.
Plano Diretor de Curitiba em foco no Tribuna Livre do CMC Podcasts

Amália Tortato (Novo) trouxe o engenheiro civil Gustavo Taniguchi para aprofundar o debate sobre o Plano Diretor de Curitiba. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

Qual Curitiba queremos ter em 2035? Para encontrar respostas para esse futuro, as cidades brasileiras precisam apresentar um Plano Diretor. É nele que constam as diretrizes que orientam o crescimento e o desenvolvimento futuro de cada município.

Falar desse planejamento para Curitiba, que precisa apresentar um novo Plano Diretor em 2025, foi o tema que a vereadora Amália Tortato (Novo) trouxe para o Tribuna Livre do CMC Podcasts. O debate foi aprofundado com o engenheiro civil Gustavo Taniguchi, profissional que há mais de 25 anos trabalha promovendo planejamento urbano em cidades do Brasil e da América Latina.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

No começo do programa, Amália Tortato destacou a importância do Plano Diretor. “As pessoas têm dificuldade de entender o Plano Diretor e o impacto na vida real”, ressaltou. Ela explicou que é por meio do Plano Diretor e de leis complementares que a cidade define estruturas, como as galerias comerciais nas vias com canaletas de ônibus e o local com autorização para abrir um determinado empreendimento. Ela ainda destacou que é importante termos maturidade nesse assunto, uma vez que, em 2025, será debatido a revisão do Plano Diretor de Curitiba.

Com 25 anos de experiência com planejamento urbano, Gustavo Taniguchi destaca que o Plano Diretor é a segunda lei mais importante de uma cidade. “A primeira é a Lei Orgânica, que faz Curitiba ser Curitiba. E como se estrutura o espaço físico da cidade? Com o Plano Diretor e as leis complementares e acessórias do urbanismo”, explicou. Taniguchi lembrou que é importante ter em mente que o Plano Diretor aborda questões coletivas a longo prazo. “O Plano Diretor é um processo para resolver questões coletivas daqui cinco, dez anos”, ressaltou.

Para tratar de forma mais acessível a importância de um Plano Diretor, o escritório de Gustavo Taniguchi, o Urbtec, lançou um caderno ilustrado. As imagens podem ser vistas acessando o site do Urbtec (www.urbtec.com.br).

Sugestões para Curitiba

Amália Tortato e Gustavo Taniguchi falaram sobre a questão de melhorias para Curitiba. Segundo o engenheiro civil, Curitiba foi referência para o Estatuto das Cidades, criado pelo governo federal em 2001 (lei federal 10.257/2001). A vereadora perguntou se Curitiba estaria deixando de ser essa referência e deixou diversas sugestões, como promover os BIDs – sigla para business improvement district (distritos de melhorias de negócios, em uma tradução livre do inglês) e apoiar ações de “retrofit” para renovar mobiliários antigos no Centro da cidade.

Gustavo Taniguchi concorda com as propostas da vereadora, frisando que o planejamento urbano precisa prever os impactos de aumentos populacionais em determinadas áreas. Acerca do retrofit, o CMC Podcasts abordou esse tema na temporada Centro Vivo, a primeira do programa Curitibacraft (que podem ser assistidos clicando aqui).

Região Metropolitana

A parlamentar do Novo também se mostrou preocupada com o fato de pessoas que optam por morar em cidades da Região Metropolitana de Curitiba pelo encarecimento do custo de vida na capital. O engenheiro civil destacou que Curitiba e municípios do entorno metropolitano, além de terem seus planos diretores individuais, precisam apresentar um planejamento regional de acordo com outra lei federal, o Estatuto da Metrópole (lei 13.089/2015).

Ao final do programa, ambos deixaram mensagens para a Curitiba do futuro, daqui 10 anos. Para Gustavo Taniguchi, a capital paranaense deve seguir com o planejamento das últimas décadas e aprimorar ações como revitalização do Centro, prioridade para áreas verdes, novos eixos de transporte e alternativas para todos os modais. Amália Tortato, por sua vez, disse que espera que Curitiba seja uma cidade mais livre e que consiga oferecer mais oportunidades. “Que a gente consiga acolher e mostrar que Curitiba é para todos”, resumiu a vereadora. 

Tribuna Livre do CMC Podcasts

A conversa sobre o Plano Diretor de Curitiba foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.


*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati.                          Supervisão do estágio: Alex Gruba.