Plano de mobilidade será debatido em nova audiência

por Assessoria Comunicação publicado 12/04/2013 16h50, última modificação 15/09/2021 08h30

O debate na Câmara Municipal sobre mobilidade urbana continua na próxima semana com a realização da última audiência pública sobre o tema. Poder Público, entidades e sociedade em geral vão reunir propostas para a elaboração do Plano de Mobilidade, conforme diretrizes da lei federal nº 12.587/2012. O encontro será no dia 17 de abril, no plenário. Estão confirmadas as presenças do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Lafaiete Neves, e do professor Garrone Reck, do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná.

A primeira audiência, realizada em 20 de março, teve como tema a tarifa do transporte coletivo, a gestão pública e os mecanismos de transparência, participação e controle social. Nela, as principais questões levantadas pelos participantes foi a redução de usuários, o aumento da quilometragem rodada e o aumento do preço da passagem.

O supervisor técnico do Dieese, Sandro Silva, apresentou dados preocupantes sobre o sistema: em 1996, a média mensal de passageiros era de 27,9 milhões, número que caiu para 25 milhões em 2012.  “Houve a ampliação do transporte, a cidade cresceu, e o número de passageiros pagantes caiu. Isto é uma questão que deve ser discutida”, pontuou, na ocasião.

No dia 03 de abril, vereadores e entidades debateram o projeto do metrô curitibano, cuja implantação passa por estudos da prefeitura. Os participantes concordaram que a nova modalidade de transporte coletivo é uma alternativa de deslocamento necessária, mas que não deve ser pensada como a solução definitiva para o problema.

Na audiência, o diretor do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR), Valter Fanini, afirmou que o metrô é necessário para diminuir o tempo de deslocamento do cidadão, que hoje não é suprido pelo ônibus. Mas para o especialista, o projeto só será viável se o Executivo realizar uma pesquisa de origem e destino, a fim de calcular o número de passageiros transportados e uma projeção futura.

O evento é uma iniciativa do líder do PDT, Jorge Bernardi, e do Fórum Social de Mobilidade Urbana. Este terceiro e último debate será realizado no plenário da Câmara de Curitiba, a partir das 14h.


Confira matérias já publicadas sobre as últimas audiências:

Metrô é apenas uma alternativa de mobilidade para Curitiba
Transporte coletivo perdeu atratividade, apontam entidades