Placas de rua podem receber biografias dos homenageados
As placas que identificam as ruas em Curitiba poderão ser complementadas com informações biográficas sobre os homenageados. O projeto é de autoria do vereador Helio Wirbiski (PPS) e visa destacar a trajetória de vida daqueles que nomeiam os logradouros de Curitiba. A proposição foi lida nesta semana no pequeno expediente e começa a tramitar na Câmara Municipal.
“Não é raro nos perguntarem quem foi a ilustre pessoa que empresta seu nome para determinada rua e ficarmos sem respostas. Curitiba receberá centenas de turistas com o evento da Copa de 2014, e outros que se seguirão, nada mais motivador para demonstrarmos a biografia de nossos homenageados”, observou o vereador.
O projeto prevê que a troca das placas atuais por novas (acrescidas de biografias) acontecerá conforme a necessidade gradual de substituição. Para Helio Wirbiski, a finalidade dessa “complementação informativa” responde a uma necessidade educativa e de resgate da memória do município.
O levantamento das biografias referentes aos nomes dos homenageados em logradouros já foi realizado por pesquisadores como a professora Maria Nicolas, que publicou entre os anos 1960 e 1980 os quatro volumes de “Almas das Ruas”. Mais recentemente, pesquisa similar foi desenvolvida pela autora do livro “1001 Ruas de Curitiba”, Camila Muzzillo. Além destas contribuições, a Assessoria de Comunicação da Câmara também produz pesquisa dessa natureza, com base no acervo legislativo da Casa, que possui documentos desde 1948.
Para Wirbiski, “a inserção das biografias dos homenageados nas sinalizações servirá para fazer justiça aos esforços empreendidos por tais pessoas. Um povo que conhece a história de suas principais personalidades reúne maiores condições de exercer a cidadania de modo pleno”. A proposição segue para instrução da Procuradoria Jurídica e depois para as comissões permanentes da Câmara Municipal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba