Placa facilitará acesso de cegos aos ônibus
Equipamentos em terminais, vias expressas e tubos de biarticulados e ligeirinhos devem ter placas escritas em braile. A proposta é do vereador José Aparecido Alves, o Jotapê, que pretende facilitar o acesso dos deficientes visuais ao transporte coletivo. Na placa, conforme o projeto em apreciação na Câmara de Curitiba, constará o número das linhas que circulam naquele trajeto com parada no local, indicando os itinerários.
Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar explica que ao todo são 1.357 deficientes visuais que utilizam o sistema, sendo que, destes, 971 com direito a acompanhante, conforme dados fornecidos pela Fiscalização de Transporte Coletivo da Urbs. Para estas pessoas é extremamente difícil obter informações sobre o funcionamento do sistema de transporte, principalmente a localização dos pontos, quantidade de linhas que passam por determinado ponto e o seu itinerário. Assim, ficam na dependência e contando com a boa vontade dos pedestres que passam pelo local, explica.
Jotapê diz, ainda, que a aprovação deste projeto vai ratificar a marca social da nossa cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência visual, tanto das que aqui vivem quanto as que visitam Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba